ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Sim precisamos mudar. Na catequese há necessidade de um ambiente que nos aproxime de Deus para possibilitar encontros celebrativos, alegres e descontraídos. Promover os encontros de catequese nas salas mistagógicas, bem diferentes das salas de aula, é essencial para a nossa espiritualidade.
O catequista é a pessoa que anuncia Jesus, que coloca os catequizandos em contato com Ele para iniciarem um autêntico processo de conversão e tornarem-se discípulos.
Mas o que é a Mistagogia?
Mistagogia é o resgate da experiência de encontro pessoal com Jesus, oriunda dos primeiros séculos da Igreja e que retomamos agora, de maneira renovada para atender as urgências da Iniciação à Vida Cristã – IVC.
O catequista não precisa ser pedagogo, mas tem a missão de ser mistagogo, ou seja, deve conduzir o catequizando aos mistérios da fé. O Espírito Santo de Deus é o autor e inspirador de toda atividade catequética.
O tema mistagogia aparece em um momento de urgência de renovação da catequese e de nossas práticas evangelizadoras.
Manter em nossas paróquias salas de aula tradicionais pouco contribui com o objetivo da experiência que a catequese deve proporcionar aos catequizandos.
Veja como você pode transformar suas salas de aula em salas mistagógicas.
Por Fábia Monique do Nascimento, catequista da Paróquia Nossa Senhora da Consolata – setor Imirim- Região Episcopal Santana – Arquidiocese de São Paulo.
Comments0