ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, é uma das pessoas mais próximas a Bento XVI. Ele é o encarregado de coordenar as audiências do Papa e preparar seus encontros, por isso é viso sempre próximo dele.
E o refeito acabou sendo uma pessoa com função muito singular. Ele tornou-se o primeiro a trabalhar para dois Papas ao mesmo tempo.
Basta que ele saia do Vaticano para que chovam perguntas sobre como está o Papa emérito. E o Prefeito com simplicidade responde que Bento XVI “está bem. É um homem de 87 anos. A cabeça está clara, cristalina. As pernas estão um pouco débeis, mas ele está muito bem”.
Mas o Arcebispo faz também reflexões sobre outros temas relacionados com o Papa emérito. Em conferência realizada recentemente na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, ele falou sobre a comunicação dos Papas em suas viagens.
Segundo ele, o maior problema que enfrentou Bento XVI foram as interpretações errôneas provocadas pelos preconceitos. Pelos pré-julgamentos.
Eles aconteceram “desde a visita a Ratisbona, em 12 de setembro de 2006. Daí em diante os preconceitos eram como os pretorianos, sempre presentes. Por desgraça., sempre presentes.”.
Mas, apesar disso, Dom Georg Gänswein destacou a coragem com que o Papa emérito afrontou sempre estas situações: “Ele teve que sofrer, porém nunca atacou. Não atacou nunca e sempre procurou responder de forma humilde, clara, autêntica. Nunca procurou ignorar os problemas reais”, disse.
“Ele sofreu, mas nunca atacou”, afirmou. “Primeiro entrava na cabeça, mas depois tocava o coração. E, quem o conhece de perto o entende bem” …. (JSG)
Por Gaudium Press, com RomeReports
Comments0