ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Na última semana o portal da Revista Sou Catequista apresentou uma série de dicas de preparação para os encontros catequéticos. Desta vez, novas dicas são direcionadas aos catequistas para a preparação para a reunião dos pais dos catequizandos. Confira:
01 – Aviso de Recepção.
A boa comunicação parte de algumas bases, uma delas é ter alguma forma de verificar se a mensagem é recebida. Não se trata de ter papéis extensos para os pais assinarem, uma simples rúbrica num destacável e uma informação breve (local, hora e tema de reunião) basta. Jamais deve-se dispensar um telefonema aos pais.
02 – Escolher um tema.
Aqui poderiam estar também os tópicos de discussão. Mesmo que seja apenas para uma simples conversa de café, avisem. Às vezes, é apenas uma questão de cortesia, ainda assim convém não subestimar o poder destes pormenores.
03 – Ter um ponto de partida.
Tal como num encontro de catequese, o ponto de partida pode e deve provocar/evocar a experiência das pessoas para promover “faísca” na reunião.
04 – Pelo menos uma dinâmica.
Os pais precisam de ter voz ativa na reunião. Só assim irão querer estar por inteiro e partilhar as suas ideias, as suas experiências.
05 – Algo mais.
Compromisso ou simples síntese. Algo concreto deve ficar. Desafie os pais a estarem mais presentes. Pelo exemplo dado por eles é que a criança irá crescer para se tornar o adulto cristão de amanhã.
O item 4 é de grande importância na realidade atual, onde as pessoas têm o grande desejo de expor seus interesses e idéias!