ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Este ano damos início a catequese no dia 08 de fevereiro de 2014 e este dia a coordenadora faz uma acolhida coletiva, reunindo todos os catequistas e catequizandos e juntos fazemos um momento de oração, apresentação das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano e os catequistas são apresentados para suas turmas.
No próximo encontro cada catequista já teve um contato maior com a turma e neste encontro gosto sempre de planejar algo que enfatize “Jesus”, que mostra as crianças que elas estão ali para ficarem mais próximas Dele.
Vamos aos detalhes desse encontro.
Ambiente: Altar com forro branco, bíblia, imagem de Nossa Senhora ou Santo Padroeiro, flores e uma caixa de presente com a imagem ou gravura de Jesus dentro.
Acolhida: Abraços, música (de preferência que fala de Jesus) e oração (Pai Nosso, Ave Maria, Santo Anjo).
Desenvolvimento do Encontro: Toda a turma sentados no chão ou em cadeiras em circulo. O catequista apresenta a caixa de presente dizendo que dentro da caixa existe um presente para todos.
Obs.: Dentro da caixa deverá conter uma imagem ou gravura de Jesus Cristo.
Claro que todos os catequizandos ficarão “curiosos” e o catequista deverá atiça-los, fazer com que tenham a vontade de saber qual presente vão ganhar.
O catequista dirá aos catequizandos que quando começar a tocar uma música (bem calma) um a um levantará e andará ao encontro da caixa de presente, verá qual presente está dentro da caixa, voltará para o lugar e permanecerá em silêncio até que todos participam.
Sugestão: Pode ser criado um caminho em direção a caixa de presente, um caminho feito por pezinhos de papel ou por pétalas de rosas, enfim, vai a criatividade de cada um.
Após a descoberta do presente: Depois que todos receberam o presente, o catequista fará as seguintes perguntas para a turma refletir e expor suas opiniões (Ressalto que as perguntas deverão ser feitas oralmente e coletivamente):
1 – Qual presente encontrado?
2 – O que esse presente significa para você?
3 – Como esse presente faz parte em sua vida?
4 – Quando esse presente faz parte em sua vida?
5 – Onde podemos encontrar esse presente?
6 – Como podemos oferecer este presente?
Após a reflexão: Depois de dialogar com a turma é hora de esticar o corpo e agitar um pouco, então será a hora da brincadeira!
Quem já ouviu falar na brincadeira “MORTO E VIVO”?
Pois é, quando diz “MORTO” a pessoa abaixa e quando diz “VIVO” a pessoa levanta!
Esta é parecida só muda o jeito de falar.
Quando digo “SEM CRISTO” a pessoa abaixa e quando digo “COM CRISTO” a pessoa levanta!
A medida que os participantes errarem vão saindo até sobrar um que será o grande vencedor.
Após a brincadeira: Depois da animação levar as crianças a refletir sobre a brincadeira.
Por que quando é dito “SEM CRISTO” temos que abaixar e quando é “COM CRISTO” temos que levantar?
Hora da Atividade: O catequista poderá distribuir o desenho para colorir.
Momento Final: Oração, cartãozinho escrito “Jesus te ama e eu também” e um docinho, pirulito, pipoca, etc.
Comments0