ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Profeta Eliseu é de suma importância para a espiritualidade Carmelita, pois viveu uma experiência com profeta Elias e também por nos ensinar que devemos caminhar na presença de Deus e sermos profetas para auxiliar na construção do Reino do Amor. Na Bíblia, o ciclo de Eliseu se encontra no livro de Reis (2Rs 2-9 e 13,1-10). A vocação de Eliseu está ligada a uma teofania no monte Horeb, quando recebe a unção e encontra com Tesbita, conforme vemos em 1Rs 19,16-21.
Discípulo e sucessor de Elias, Eliseu (Elisha), do hebraico significa ‘Deus é salvação’, serviu ao seu povo como profeta por volta de sessenta anos. O profeta Eliseu é o modelo para todos os Carmelitas, pois o seu testemunho se fortalece por meio dos milagres e por ser um homem de Deus e servidor dos mais pobres. Destaca na vida de Eliseu sua dimensão contemplativa, pois se retira para o Monte Carmelo e vive ama vida contemplativa.
Eliseu conforme a tradição do Carmelo é apresentado como servo de Deus e seus milagres se configuram a uma pré-figuração aos de Cristo. Muitas das suas ações são comparadas com a realidade de Cristo o que nos mostra que Deus já agia nos profetas Elias e Eliseu e por isso o Carmelo se coloca a serviço do Deus dos vivos e os seus filhos se colocam como instrumentos para o Reino de Deus. Na figura de Eliseu compreende-se que os carmelitas devem agir conforme as necessidades do povo e em favor da dignidade humana.
“Elias passou diante de Eliseu e pôs-lhe em cima a sua capa. Então Eliseu abandonou os bois, seguiu Elias, ficando ao seu serviço” (1 Re 19, 21). Vemos que Eliseu recebeu o espírito de Elias e, realizou muitos outros milagres. Como profeta agiu em nome do Senhor, interveio muitas vezes nos acontecimentos do povo de Israel e em favor da fé no Deus Único. Tendo realizado grandes milagres, diferentes dos que quaisquer outros profetas, e o dobro dos realizados pelo Tesbita (Eliseu teria realizado dezesseis, enquanto Elias, oito).
Profeta Eliseu como modelo de vida espiritual assumiu a postura da obediência e da castidade em favor de salvaguardar a vontade divina. Sua entrega ao seguimento do profetismo o faz ser modelo de entrega a Deus e modelo de vida consagrada, pois compreendeu que sua vida é uma oferta para Deus. Conforme o texto, ‘Profeta Eliseu e a tradição do Carmelo’, esse profeta consagrou a Deus sua vida e vivei por antecipação a devoção e imitação da Virgem Maria.
O profeta Eliseu se torna modelo de discipulado, graças a sua coragem de pedir a graça do profeta Elias, assim recebeu a capa e a dupla porção do espírito do profeta Elias e se tornou discípulo e filho espiritual. E sendo o sucessor do Profeta Elias e sendo responsável por dar continuidade à missão e a espiritualidade carmelita se torna modelo e também inspiração para os carmelitas.
A missão profética de Eliseu se fez ouvir em Israel, durante os reinados de Ocozias, Jorão, Jéu, Joás e Joacaz. Conforme os relatos bíblicos, Elizeu estava arando o seu campo quando o profeta Elias lançou sua capa sobre ele o chamou (I Rs,19:19). Elizeu acompanhou Elias e foi testemunha do seu arrebatamento. Elizeu nos ensina a importante missão de sermos profetas na história e de denunciar os abusos contra a vida humana e a fé.
Seguindo os passos de Eliseu, os carmelitas se tronam discípulos de Cristo e servos do Reino de Deus e ainda como diz ‘As flores do Carmelo’: os discípulos do Carmelo estão obrigados por vocação a pedir sempre a Deus o duplo espírito de Elias, em outras palavras é o espírito de oração e de ação, o verdadeiro espírito do Carmelo.
Como nos relata a tradição carmelita, Elias tinha uma escola de profetas (II Rs,2:3,5,7e15; 4:1,38; 9:1,2), que teve mais dois mil profetas, os discípulos do profeta do fogo possuíam diferentes dons e todos colocavam suas habilidades para servirem o Reino de Deus. Eliseu como sucessor direto e como um dos continuadores da escola da profecia também se tornou responsável por recrutar e fazer com que mais profetas surgissem. Vivendo no Monte Carmelo buscaram viver uma espiritualidade de esvaziamento de si e preenchimento da graça de Deus. Pela vida cotidiana se colocaram a anunciar e a servir a Deus.
Eliseu é acolhido pelo profeta Elias. Mas foi antes de qualquer coisa agraciado pelo Senhor, pois foi o próprio Deus que pediu ao Tesbita que fosse ungir Eliseu, filho de Safat, para ser profeta em seu lugar. Eliseu se torna nosso juntamente com Elias nossos irmãos mais velhos. A experiência de ser de Deus faz com que ainda hoje se torne uma missão de sermos profetas e de anunciar o Reino de Deus e ainda somos agraciados com o hábito ou a porção do espírito desses profetas que nos inspiram a viver em obséquio de Cristo.
Por isso rezemos pedindo a intercessão do profeta Eliseu: “Senhor Deus, defensor e redentor dos homens, que Vos manifestais admiravelmente nos verdadeiros profetas e dotastes o profeta Eliseu com o espírito de Elias, multiplicai em nós os dons do Espírito Santo, para que, revestidos da missão profética, possamos testemunhar em toda a parte a vossa presença e a vossa providência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém”.
Por: Frei Renê Vilela, O.Carm
Comments0