ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 20 de março, às 19h, na Paróquia Santa Maria Regina Mundi, em Roma, ocorreu a Profissão Solene do Frei José Lucas do Nascimento, O.Carm, que está em missão na Cidade Eterna desde 2022.
A Celebração foi presidida por Dom Riccardo Lamba, bispo auxiliar da diocese de Roma, e concelebrada pelos frades da Província Carmelitana Fluminense, Frei Juliano Luiz, O.Carm e Frei William Pereira, O.Carm, pelo Conselheiro para as Américas, Frei Luiz Mazza, O.Carm, e demais sacerdotes convidados.
Já a Profissão Solene, cerimônia em que um frade processa os votos de Obediência, Pobreza e Castidade para sempre, tornando-se para sempre Carmelita, foi realizada por Frei Juliano, nomeado delegado pelo prior provincial para receber os votos do Frei Lucas em seu lugar.
A Santa Missa também contou com a presença de diversos religiosos de outras Ordens e dos paroquianos, que se uniram ao frei nesta data especial.
“Que felicidade poder dizer: estou seguro de fazer a vontade do Bom Deus. Com estas palavras de Santa Teresinha do Menino Jesus expresso minha total alegria por esse dia, na solenidade de São José, quando pude professar solenemente e para sempre os votos de pobreza, castidade e obediência na Ordem do Carmo. Trata-se do dia mais esperado por um frade, o dia em que sem reservas se entrega totalmente a Deus. Não cabia dentro de mim tamanha felicidade. Para mim foi um momento muito emocionante e feliz, pois depois de um percurso formativo, passando por todas as etapas, pude contemplar a realização da obra de Deus na minha vida com a minha incorporação na Ordem dos Carmelitas”
Frei José Lucas conta que o lema que escolheu para a sua Profissão retrata de modo preciso aquilo que Deus falou em seu coração em todos os dias da sua formação inicial
“Não tenhas medo, chamei-te por nome, tu és meu” (Is 43, 1). Essa foi a certeza que guiou meus passos desde o primeiro dia de vida conventual, sobretudo, nos momentos de escuridão e dificuldades quando parecia que os sonhos de Deus para minha vida tinham chegado ao fim, de fato a vocação é um dom de Deus, maturado e forjado no seio da Igreja. É Deus que chama e dá as condições necessárias para que o vocacionado possa cumprir sua missão”
Ele partilha ainda que no seu coração não há outra coisa senão a gratidão.
“Gratidão ao bom Deus e também a Virgem do Carmo, que me vocacionaram à essa família religiosa. Agradeço a todo o Carmelo, em especial a minha Província Carmelitana Fluminense! Em todos estes anos, foi neste seio que a vocação foi sedimentada!Através da convivência, da compreensão, do trabalho e da oração pude enxergar, a cada circunstância, o Senhor que me dizia: “vem e segue-me”! Agradeço de coração a todos os confrades que caminharam comigo em toda esta jornada, cada um de vocês é uma expressão encarnada do ser carmelita”
Comments0