ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O projeto “Molecas do Bem”, apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade de 2019, ajudou meninas pertencentes a comunidades de risco do município de Niterói, no Rio de Janeiro, a aumentarem seu empoderamento e autoestima por meio de oficinas de empreendedorismo. Além disso, as jovens tiveram a oportunidade de aprender a se vestirem adequadamente tanto para uma entrevista de emprego, quanto no ambiente de trabalho.
Ao longo da implementação do projeto foram oferecidas oficinas gratuitas de “Maquiagem e de Cultura Empreendedora para o Protagonismo Juvenil: Comunicação e Expressão”, dentro do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida. As oficinas foram ministradas por voluntários devidamente capacitados e com formação na área específica de cada oficina para ensinarem o conteúdo.
Além das maquiagens e artigos de beleza e higiene utilizados nas oficinas de maquiagem, a coordenação também ofereceu material de papelaria e livro complementar que foram utilizados na oficina de Cultura Empreendedora para o Protagonismo Juvenil. As aulas foram práticas e teóricas para a maior absorção dos conteúdos pelas educandas.
Segundo a coordenação do projeto, com as oficias ofertadas foi possível resgatar a autoestima, estimulando o protagonismo juvenil. “Conseguimos adolescentes mais felizes consigo mesmas; despertamos a capacidade delas de sonharem com um futuro profissional e pessoal, e ainda ensinamos algumas diretrizes para que elas alcancem mais facilmente o almejado sonho”, disse.
Hoje, após este projeto, quando fazemos a mesma pergunta para elas ouvimos: “Vou arrumar um emprego para poder pagar um curso técnico”; “Vou pensar em algo para empreender junto com a minha mãe e ela poder se sustentar sozinha, sem depender do meu pai, assim ela não vai mais sofrer violência doméstica”; “Vou estudar mais pois eu posso fazer faculdade igual as meninas ricas de Icaraí, sou tão boa quanto elas”; “Quero ser veterinária”; “Quero ser vendedora no Plaza Shopping”; “Quero trabalhar de carteira assinada”…
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.
Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).
Fonte: CNBB
Comments0