ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
De 10 de agosto de 2019 a 15 de fevereiro de 2020, o projeto “Catadores de recicláveis: inclusão social e políticas públicas” desenvolveu uma série de ações de capacitação e compras de insumos para fortalecer o trabalho da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Araçuaí (MG). O projeto desenvolvido no bairro Nova Esperança atingiu 35 catadores sendo 12 homens, 18 mulheres e 5 jovens.
Segundo a Laudilene Barbosa Costa, responsável pelo projeto, a ação teve como objetivo fortalecer a rede de catadores e catadoras de material reciclável, retirando-os da invisibilidade, por meio da promoção da sua cidadania, inclusão nas políticas públicas e geração de renda.
A capacitação, em etapas, oferecida aos catadores aprofundou temas como a política nacional de resíduos sólidos, meio ambiente e sustentabilidade e o uso correto de equipamentos de prevenção a doenças.
Também foram realizadas rodas de conversa sobre auto-gestão e organização do empreendimento e políticas públicas de inclusão produtiva dos catadores. Parte do recurso foi investido na compra de equipamentos, como carrinhos e enfardadeira (prensa de reciclagem), tendo em vista melhor o desempenho do trabalho.
Como resultados do projeto, a coordenadora da ação relata que aumentou a consciência dos catadores sobre aspectos do seu trabalho, como a questão da sustentabilidade e o meio ambiente. Outro aspecto desenvolvido foi a gestão integrada e a inclusão dos catadores. O projeto também permite gerar renda para este grupo de pessoas que vive em condições e vulnerabilidade.
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.
Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).
Fonte: CNBB
Comments0