ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Província Carmelitana de Santo Elias assumirá o cuidado pastoral de uma nova paróquia: Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul (RS), na Arquidiocese de Porto Alegre. A posse do novo pároco, Frei Márcio Silvan, O.Carmo, acontece no domingo, dia 2 de setembro. Também foi enviado para essa nova missão, Frei Marcelo Aquino, O.Carmo, que será o ecônomo da comunidade.
Para o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carmo, esse é um tempo de muita alegria e de extrema importância para a Ordem do Carmo:
“É um momento especial na nossa vida de Carmelita e para a nossa Província, sobretudo porque a tendência durante um certo tempo foi de fechar as casas. Graças ao bom Deus, nós vamos nos expandindo, crescendo, abrindo novas frentes e novas missões. Nunca houve na história do Brasil presença da nossa Ordem no Rio Grande do Sul. Os Carmelitas chegaram na Bahia em 1586, onde está a casa mais antiga da nossa Província. E agora, depois de quase 500 anos, nós nos colocamos, apresentamos, levamos a nossa espiritualidade, o modo de ser da nossa Província e da nossa Ordem à essa região do país, onde até então nós estávamos ausentes. Portanto, é com muita alegria, muita satisfação e júbilo de quem cumpre a missão e responde ao chamado de Nosso Senhor de anunciar seu o Evangelho, que nós, Frades Carmelitas, estamos abrindo esta nova comunidade em Eldorado do Sul, na Arquidiocese de Porto Alegre.”
A toda a família Carmelita e aos devotos do Escapulário, o Prior pediu orações por essa nova missão e pelos frades que foram enviados para esse trabalho pastoral. Frei Evaldo também agradeceu o carinho e o acolhimento do arcebispo Dom Jaime Spengler. “Ele nos acolhe de braços abertos. Agradeço muito a Dom Jaime pela sua receptividade e o bem que tem nos feito, abrindo as portas da arquidiocese à presença e ao serviço pastoral dos padres carmelitas”, disse.
Dom Jaime falou com exclusividade para o site “Carmelitas” e externou sua alegria com a chegada dos freis da Província de Santo Elias à Porto Alegre:
“Com alegria evangélica e gratidão estamos iniciando um caminho de colaboração na obra da evangelização. Os carismas são manifestação da multiforme graça de Deus. A disposição de participar na vida arquidiocesana através do carisma específico enriquece a todos. Alegramo-nos por poder contar com tão generosa colaboração. Deus seja louvado! Desde já possam os frades carmelitas se sentirem entre irmãos!”
Frei Márcio Silvan, ao falar sobre a nova paróquia que assumirá juntamente com Frei Marcelo, lembrou de Santa Teresinha, que via no amor o sentido de sua vocação. Assim, afirmou o religioso, é o amor a Cristo, à Igreja e aos fiéis que os motiva a servirem ao povo de Deus que reside na cidade de Eldorado.
“Estamos vivendo um momento singular em nossa Ordem do Carmo e Província Carmelitana de Santo Elias. É graças ao crescimento vocacional, à oração e ao trabalho de inúmeros confrades, religiosas e leigos que podemos hoje iniciar este caminho novo. Animados pela nossa consagração carmelitana e escuta do chamado de Deus, com temor e tremor, mas também muita coragem, que assumiremos, a pedido do Provincial e seu conselho, a missão em Eldorado do Sul. A Caridade é o que nos move. É o amor que nos anima para esse novo desafio”, pontuou.
Comments0