ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Com mais de 800 anos, a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo se renova em cada jovem que ouve o chamado de Deus e o responde com generosidade, ofertando toda a vida a Deus, à Igreja e à humanidade na vocação Carmelita.
Neste caminho de escuta de Deus e resposta generosa, 5 jovens ingressaram no Noviciado da Província Carmelitana de Santo Elias, no dia 22 de janeiro. São eles:
José Afonso Barbosa Filho
José Marques de Oliveira
Fábio Victor Vilela Dantas
Marcos Abreu Souza
Paulo Victor Queiroz Soares
O período do noviciado é um ano decisivo e de profunda transformação pessoal e espiritual. O noviciado é o tempo de despojar-se inteiramente diante de Deus para escutá-Lo. Um tempo de conhecer-se e de conhecer a Ordem do Carmo de forma mais profunda. Cada pessoa encontra-se mergulhado apenas no chamado e por isso é tempo de alegria e tristeza, de certeza e dúvida, de oração e desânimo, de vivência fraterna e silêncio, construir-se e desconstruir-se vocacionalmente. O ano da Graça, como é conhecido, é um algo único e pessoal é preciso ser fortalecido pela intimidade com Deus, a Vida de oração é fundamental, mas é preciso aprender a dialogar com Deus ( abrir -se por completo para Aquele que nos ama).
A Missa de ingresso foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., e concelebrada pelo mestre de noviços, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm, pelo Frei Jerry Fonseca, O.Carm, e pelo Frei Marlom Francis, O.Carm.
Na homilia, Frei Adailson começou agradecendo a Deus pelo presente que é a vocação destes 5 jovens, partilhou que a Província Carmelitana de Santo Elias se alegra pela presença deles e pelo desejo de cada um por ser carmelita. Em seguida, destacou 3 pilares que movem a vida do frade carmelita e que neste ano de noviciado eles são chamados a viver de forma mais intensa.
“O primeiro pilar é a ORAÇÃO. Este ano, vocês são chamado a viver intensamente a vida de oração, fazer um caminho de encontro com Deus, portanto não percam tempo, estejam abertos a fazerem esta experiência da graça de Deus. O segundo pilar é FRATERNIDADE que não é longe ou distante, mas que é se fazer próximo. Neste ano da graça de Deus vocês são chamados a fazerem esta experiência profunda dessa fraternidade que é construída diariamente, através de um processo de abertura e crescimento humano. E o terceiro pilar é a missão profética, vocês não podem sair em missão, mas devem todo dia se colocar em missão na comunidade que estão, servindo um aos outros, colocand0-se disponíveis e em serviço. A casa do noviciado é um lugar aonde vocês são chamados a viverem segundo o Evangelho, sendo conduzidos por outros irmãos no caminho da conversão ao Evangelho. Lembrem-se que o nosso modelo é o próprio Cristo, que caminha conosco mesmo quando não percebemos, mesmo quando os ventos são contrários, o Senhor sempre está conosco”, disse Frei Adailson.
Finalizou este momento de reflexão, pedindo a intercessão de Nossa Senhora, que é Mãe, Modelo e Mestra, e que foi a primeira discípula de Jesus Cristo.
Frei Renê Villela, O.Carm, que fez o acompanhamento dos jovens ao longo do período de postulantado deixa uma mensagem para os novos noviços.
“Apenas entregar -se a Deus. Confiar no chamado que é único e que se torna manancial de graça quando nos entregamos por inteiro (virtudes e mazelas – entregamos o humano para que seja instrumento nas mãos de Deus). Coragem para que possam assumir publicamente aquilo que já se vive na caminhada cristã ( Pobreza, Obediência e Castidade). É preciso ter coração sereno para sentir os sinais divinos. Saber escutar as Palavras de Deus que nos são dadas no cotidiano. O tempo do noviciado é saber que somos de Deus e pertencemos a Deus. Todos nós que acompanhamos os noviços com nossas orações, devemos rezar também pelo Mestre de Noviciado e pela comunidade formadora para que sejam sustentados pelo Espírito Santo e possam auxiliar os jovens carmelitas na caminhada de fé e compromisso. Sabemos que esse ano não se trata do enriquecimento intelectual, por isso é preciso que todos sejam sustentados pelo carisma carmelita, vivendo a contemplação (oração fraternidade e missão)”, finalizou.
Comments0