ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Solenidade de Pentecostes é uma das grandes festas da Igreja Católica, na qual celebramos a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus, que os fortaleceu e os animou na missão de proclamar a toda criatura a Boa-Nova do Reino de Deus.
Os discípulos medrosos, fugitivos e escondidos no Cenáculo são transformados, pela ação do Espírito Santo, em destemidos anunciadores da Palavra de Deus. Assim, ao celebrar essa solenidade, confirmamos as palavras de Jesus, que cumpriu sua promessa de nos enviar o Consolador, que seria também nosso advogado e também nos ensinaria todas as coisas.
Considerando essa transformação que o Espírito Santo fez na vida dos primeiros seguidores de Jesus, acreditamos que hoje também o mesmo Espírito Santo que agiu na vida dos homens e mulheres que seguiam Jesus pode agir em nossas vidas. A terceira pessoa da Santíssima Trindade que nos foi revelada por Jesus nos fortalece com seus dons e seus frutos, provocando em nós o desejo de seguir Jesus e imitar sua vida virtuosa.
OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), o Espírito Santo de Deus nos concede sete dons, que são sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. De modo pleno, esses dons pertencem a Cristo e nós somos agraciados por Deus e por seu Filho, que nos envia o Espírito Santo e nos concede esses dons por meio dos sacramentos a fim de nos tornar fiéis e dóceis para obedecer prontamente às inspirações divinas. Esses dons nos impelem à prática das mais variadas virtudes (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1831).
OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO
Além dos dons acima descritos, o Espírito Santo produz em nós seus frutos, que a tradição da Igreja enumera doze: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (cf. Gl 5,22-23).
Como já mencionado acima, recebemos os dons do Espírito Santo pelos sacramentos e já no Batismo a Santíssima Trindade nos concede a graça santificante, a graça da justificação, a qual torna-nos capaz de crer em Deus, de esperar nele e de amá-lo por meio das virtudes teologais (fé, esperança e caridade), concede-nos o poder de viver e agir sob a moção do Espírito Santo por seus dons e permite-nos crescer no bem pelas virtudes morais (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1810).
A AÇÃO DOS DONS E FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS
Os dons e os frutos do Espírito Santo, se assim os pedirmos e permitirmos, agem nas “(…) virtudes humanas adquiridas pela educação, por atos deliberados e por uma perseverança sempre retomada com esforço” (Catecismo da Igreja Católica, 1810). Essas virtudes são purificadas e elevadas pela graça divina e com o auxílio de Deus forjam nosso caráter e facilitam a prática do bem, assim nos sentimos felizes em praticá-las e pedimos o auxílio do Espírito Santo em nossa vida cotidiana.
As virtudes humanas – que são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1804) – fundam-se nas virtudes teologais para que possamos participar da natureza divina. Essas virtudes se referem diretamente a Deus e fundamentam, animam e caracterizam o agir moral cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus nas almas dos fiéis para torná-los capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1812-1813).
ORAÇÕES DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Celebrando Pentecostes, podemos recordar a oração proferida pelo bispo na celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma) quando invoca a efusão do Espírito Santo sobre os crismandos: “Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água do Batismo fizestes renascer estes vossos servos, libertando-os do pecado, envia-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito da ciência e piedade – e enche-os de vosso amor. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”.
No nosso dia a dia, também podemos invocar o Espírito Santo para que inspire nossas ações, para que possamos viver de modo virtuoso, assim, podemos rezar a tradicional oração de invocação do Santo Espírito de Deus: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra”.
Oremos: “Ó Deus, que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!”.
Comments0