ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Iniciamos a Quaresma na Quarta-feira de Cinzas e no decorrer deste mês nos preparamos para a chamada “Semana Maior”, ou seja, a Semana Santa, na qual viveremos o Tríduo Pascal na Sexta-feira da Paixão, no Sábado Santo e na Páscoa do Senhor. O que podemos fazer para bem viver esse tempo? Como obter frutos que podem ser colhidos para além dessas datas? Preparamos algumas dicas que vão ajudar você a bem viver este tempo. Confira:
1- JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA
Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo seja sujeito ao espírito. Pode ser um jejum a pão e água, um jejum só de líquidos, um jejum parcial etc., especialmente nas sextas-feiras.
Intensifique a oração, seja ela pessoal ou comunitária. Orar é entrar em comunhão com Deus, é tornar-se íntimo dele, que é nosso Pai. Marque um tempo para rezar e obedeça ao previsto.
Dê uma boa esmola aos pobres. Pode ser de muitas formas: ajudar uma família necessitada, um pobre necessitado etc. “Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados” (São Francisco de Assis).
2- PALAVRA DE DEUS
Medite a Palavra de Deus, sobretudo as leituras que a Igreja coloca na liturgia da Missa neste tempo. Decida, com um ato de vontade, fazer o que Deus lhe pede na meditação.
Visite os doentes que precisam de ajuda, sobretudo os velhos e abandonados: “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).
Faça uma boa confissão geral depois de um bom exame de consciência, revendo toda a vida passada. Não omita nada, lance a Deus todas as suas misérias. Perdoe todas as pessoas que o ofenderam.
Participe da santa Missa sempre que puder e comungue bem. Faça uma boa ação de graças após a comunhão, colocando toda a sua vida para Jesus. Louve-o, adore-o, interceda pela Igreja, pela sua família etc.
Participe da via-sacra sempre que puder ou a faça você mesmo, em uma Igreja, acompanhando os quadros que a compõem, meditando o sofrimento de Jesus na sua paixão.
Faça algum exercício de mortificação. Por exemplo: cortar um doce, deixar a bebida, o cigarro, os passeios e churrascos, a televisão, a internet, o celular, alguma diversão para vencer as fraquezas da carne.
Reze a Liturgia das Horas com toda a Igreja neste tempo forte de oração.
9- PEREGRINAÇÃO
Faça uma peregrinação, ao menos uma vez na Quaresma, a um santuário mariano ou a outro, participando da santa Missa.
Esforce-se para moderar suas palavras, fale com discrição, evite a maledicência, o julgamento dos outros, o falar mal dos outros, prefira elogiar a criticar.
Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento; lute para evitá-lo e reze pedindo a Deus a graça de vencê-lo. Pratique a virtude da perseverança.
Evite falar de si mesmo, exibir-se, querer aparecer, defender seus pontos de vista de maneira acirrada. Procure o último lugar, viva a humildade.
REZE CONOSCO A ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023
“Fraternidade e fome”
“Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16)
Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém!
Comments0