ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Entramos no tempo da Quaresma, que constitui para nos cristãos um grande retiro de preparação para a Páscoa. É de veras um tirocínio, um treinamento que renova a nossa liberdade cristã, desacomodando-nos e tirando-nos da área de conforto e aburguesamento.
O programa penitencial e reformador da Quaresma apresenta um tripé que não e possível dissociar ou fragmentar: oração, jejum e esmola. A oração quaresmal trata de reatualizar na nossa vida os quarenta dias que Jesus passou no deserto voltado para meditar a Palavra do Pai, e abrir-se para sua vontade salvadora. O jejum que torna a nossa alma desapegada e liberta das paixões e dos desequilíbrios sensoriais e materiais. E a esmola que nos leva a fazer justiça aos pobres testemunhando a misericórdia e a caridade fraterna.
Tempo de configurar-se com Cristo Crucificado, revivendo sua paixão ao lado dos crucificados de hoje, particularmente neste ano, nas vitimas do trafico humano: crianças vendidas para o exterior, mulheres traficadas e obrigadas a se prostituírem, menores aliciados pelo turismo sexual, e o grande negócio da mercantilização da mão de obra escrava. Espaço para repensar nosso projeto de vida e avaliar com veracidade as motivações que o animam e lhe dão consistência, enxergando com acuosidade e verdade, aquilo que é preciso cortar como empecilho e amarra que não nos deixa seguir a Cristo.
Oportunidade impar para fazer uma limpeza e purificação na alma deletando ressentimentos, magoas e recalques espirituais que consomem nossa energias e nos tiram a alegria de bem viver. Escola de reavivamento do nosso batismo e de nosso comprometimento com o Reino, assumindo para valer a nossa missão de cristãos.
Momento do Kairós, isto é, da graça que nos santifica e possibilita mudanças e transformações radicais em nossa vida, tornando-nos mais livres, amorosos e compassivos. Que nesta Quaresma, possamos fazer com autenticidade a grande reviravolta da experiência cristã: a conversão total e abrangente de nossa vida, voltando com alegria e decisão para os braços do Pai da misericórdia. Deus seja louvado!
Comments0