ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Tempo da Quaresma é um caminho espiritual que sintetiza um longo percurso ascético e sacramental, pelo qual passou e deve continuar passando a comunidade cristã que, por natureza, é missionária e, portanto, é chamada a dar o seu testemunho coerente de vida em Jesus cristo por palavras e ações. E este caminho serve para “ensinar-nos como obter a vitória” (Santo Agostinho. Comentário ao Salmo 60,3).
▶ É um caminho ascético, porque, no Espírito Santo, permite ascender da vida no pecado à vida na graça. Por isso, é um caminho de renúncias e de lutas, principalmente, interiores, pois é no próprio íntimo que o ser humano encontra a raiz da sua desobediência a Deus e a sua falta de amor por si, pelo seu próximo e pela criação que geme, sofre e aguarda a revelação dos filhos de Deus (Rm 8,19).
▶ É um caminho sacramental, porque a comunidade de fé e cada fiel encontra nela à sua disposição a oportunidade de um renovado e vivo encontro com Jesus Cristo, pelo qual experimenta, na unção do Espírito Santo, a passagem da morte à vida, da escravidão do pecado à liberdade de filhos e filhas de Deus (Rm 8,21), para a glória de Deus Pai.
“Lavai-vos e purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o que é correto e corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão e defendei a viúva. Vinde e debatamos – diz o Senhor: Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve; se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.”
Comments0