ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Existem várias formas de percorrer um caminho. Podemos percorrê-lo a pé, de automóvel, de avião, de bicicleta, de moto, de navio… Porém, o caminho da Quaresma é percorrido por outros tipos de meios: ORAÇÃO – ESMOLA – JEJUM.
ORAÇÃO – A oração nos leva a uma intimidade mais profunda com Deus. Através dela sentimos muito mais intensamente a proximidade do Senhor, e a sua misericórdia para conosco. A Leitura Orante da Palavra nos prepara espiritualmente para ressuscitarmos com Jesus.
ESMOLA – No contexto deste Tempo Litúrgico, a esmola adquire novo significado. Em lugar de darmos esmola a quem nos estende a mão, devemos ser esmola, dando uma palavra de carinho, de consolo a quem necessita, e ouvindo pacientemente suas palavras de tristeza e humilhação.
JEJUM – o Jejum é a oração do nosso corpo. Expressa o nosso autodomínio diante da nossa vontade. Quando nos privamos daquilo que gostamos, o nosso corpo entra em oração, na renúncia sacrificial de nós mesmos.
Não existe Páscoa sem Quaresma. E o caminho a percorrer é este, se quisermos ressuscitar com Jesus. A caminhada começa hoje e tem a duração de 40 dias. Não tenhamos medo! Vivamos um dia de cada vez. No final do percurso o túmulo do nosso coração estará vazio de nós mesmos e pleno de Jesus.
Paz e Luz
Por Antonio Luiz Macêdo
Leia mais artigos do autor:
Acesse também:
Comments0