ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Iniciamos a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas. Para esse caminho até à Páscoa, o Papa Francisco reflete conosco, colocando-nos a caminho.
O Santo Padre destaca “a ascese quaresmal” como o “empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz. Aquilo precisamente de que Pedro e os outros discípulos tinham necessidade”.
Nesse sentido, “para compreender e acolher profundamente o mistério da salvação divina, realizada no dom total de si mesmo por amor, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades”, reforçou Francisco.
Selecionamos quatro frases da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023.
“A Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta dele, que nos fala. E como nos fala Ele? Antes de mais nada na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na liturgia: não a deixemos cair em saco roto.”
“A Quaresma orienta-se para a Páscoa: o ‘retiro’ não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição.”
“Embora os nossos compromissos ordinários nos peçam para permanecer nos lugares habituais, transcorrendo uma vida quotidiana frequentemente repetitiva e por vezes enfadonha, na Quaresma somos convidados a subir ‘a um alto monte’ juntamente com Jesus, para viver com o povo santo de Deus uma particular experiência de ascese.”
“A ascese quaresmal é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz.”
INTENÇÕES DO PAPA PARA O MÊS DE MARÇO
Pelos novos mártires
Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.
Comments0