ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Os regionais Nordeste 1 e 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram o Seminário virtual de mobilização e formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021. Os encontros virtuais, ambos promovidos pela Equipe Permanente de Campanhas, contaram com a participação de mais de 1.700 pessoas nos dias 10 e 11 deste mês, no caso do regional Nordeste 2, e 85 pessoas no dia 12, no caso do regional Nordeste 1 .
O seminário foi aberto com um momento de oração seguido da execução do Hino da CFE 2021 e da leitura do Evangelho. Após a abertura, o bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente do regional, dom Paulo Jackson Nóbrega, proferiu as palavras de boas-vindas. O religioso também é responsável pela Equipe de Campanhas da CNBB NE2.
A formação teve início a partir do tópico “VER”, conforme orienta o texto-base da campanha, sob condução do padre Egídio de Carvalho Neto, da Arquidiocese da Paraíba. O sacerdote apresentou um breve histórico das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas já trabalhadas pela CNBB ao longo dos últimos anos. Logo depois, padre Egídio trouxe à reflexão os desafios e as realidades entorno da paz e da tolerância.
No segundo momento, o padre Pedro Igor, da diocese de Garanhuns, apresentou no tópico “CONTEMPLAR” algumas das diversas ações sociais desenvolvidas pelas dioceses que compõem o Nordeste 2. Foram iniciativas para alimentar a alma, como transmissões ao vivo de celebrações e momentos de oração e louvor, e também para alimentar o corpo, como a distribuição de alimentos e outros itens de extrema necessidade aos mais vulneráveis.
No dia 11, dom Paulo Jackson deu continuidade ao seminário apresentando o tópico “JULGAR”. O bispo trabalhou o tema a partir do estudo do texto da Carta de São Paulo aos Efésios e à luz da nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti. Por fim, o padre Mathias Soares, da Arquidiocese de Natal, apresentou o “AGIR” com propostas concretas que devem ser implementadas por todos.
O Seminário virtual de mobilização e formação da CFE 2021, promovido pela CNBB NE2, está disponível no canal da diocese de Garanhuns no YouTube (www.youtube.com/pascomgus).
O momento formativo do regional Nordeste 1 foi realizado pelo padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB; Patrícia Amorim, da equipe de Campanhas do Regional Nordeste 1; padre Luís Sartorel, do Centro de Estudos Bíblicos do Ceará; Regilvânia Mateus, da Articulação das Pastorais Sociais, CEB’s e organismos, e o pastor Mardes Pereira da Silva, da Igreja Betesda do Ceará.
Na ocasião, Patrícia Amorim explicou que os participantes tiveram a oportunidade de ter um momento de apresentação do histórico das Campanhas Ecumênicas trabalhadas ao longo dos últimos anos, saber sobre os objetivos desta de 2021 e também ter contato com o texto-base, norteador da formação.
“Tivemos as quatro paradas. A primeira foi a partir da fala do padre Patriky que contribuiu conosco, apresentando um pouco a realidade que estamos inseridos. Depois tivemos a participação do padre Luís Sartorel, onde pudemos fazer um diálogo sobre a carta de Paulo aos Efésios e, em seguida, tivemos a participação do pastor Mardes, da Igreja Betesda do Ceará, onde pudemos dialogar sobre o que nos une, quais ações que estamos realizando para construir essa unidade, para que a gente quebre esses muros”, disse Patrícia.
Ainda de acordo com ela, foram apresentadas algumas ações que o regional já desenvolve em parceria. Além disso, a Regilvânia Mateus, da Articulação das Pastorais Sociais, CEB’s e organismos, pôde apresentar a partir do lugar de fala das Pastorais Sociais como estão sendo desenvolvidas ações relacionadas a essa perspectiva da unidade cristã.
“Acreditamos que foi um momento muito positivo, muito produtivo, onde todas as dioceses participaram de forma ativa e temos fé de que essa Campanha de 2021, mesmo diante do contexto atual, de que vamos conseguir construí-la de forma muito fraterna, solidária, e com unidade entre as Igreja Cristãs. É o que esperamos e que tenhamos muita sorte nisso”, finalizou Patrícia.
Com informações do regional Nordeste 2 via cnbb.org.br
Comments0