ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Para colocar em prática o tema da Campanha da Fraternidade deste, “Fraternidade e Segurança Pública”, lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Quarta-feira de Cinzas, o Governo do Pará e o Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) estão elaborando um conjunto de ações de apoio ao desenvolvimento da CF – 2009.
A parceria resultará, em breve, na assinatura de um Termo de Compromisso para Cooperação Técnica entre o Governo e a CNBB. “As propostas da CNBB vêm ao encontro do que o Governo pretende. É a primeira vez que se implanta no Pará um plano de segurança pública pensado para envolver a comunidade”, afirmou a governadora Ana Júlia Carepa, em reunião recente com representantes da Conferência dos Bispos, no Palácio dos Despachos.
“Com isso, espera-se unir esforços e aperfeiçoar ações já existentes para fortalecer a participação popular no enfrentamento da violência, nas suas mais diversas versões”, destacou Eduardo Sizo, assessor da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).
Dentre os temas abordados estão a formulação de estratégias para combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a prevenção e tratamento de dependência química e a ressocialização do preso e do egresso do sistema penal, além da prevenção e controle de crimes comuns.
Quatro reuniões técnicas já foram realizadas este ano com o propósito de definir quais convênios serão priorizados. “Definimos os temas que serão aprimorados por cada grupo de trabalho. Neste momento, a participação de todos é muito importante”, explicou Orlanda Rodrigues, subsecretária do Regional Norte 2 da CNBB.
De acordo com o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2009, o principal desafio é desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, para que elas possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo suas responsabilidades.
Em Belém, a Campanha da Fraternidade 2009 teve início na manhã deste domingo 1° de março, com uma missa na Praça Amazonas, bairro Batista Campos. Após a celebração houve uma pequena caminhada.
Este ano ainda estão previstas outras reuniões, no auditório do Regional Norte 2, para definir projetos e ações de prevenção e apoio à formação de comunidades terapêuticas. Esse tema será debatido em reunião amanhã, 3, a partir de 9h. O objetivo é desenvolver a formação de redes preventivas de lideranças comunitárias e religiosas, e fomentar parcerias com prefeituras para prestar serviços de retaguarda e possibilitar a instalação de casas de passagens e uma melhor articulação com os conselhos tutelares.