ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Igreja do Carmo, em Sion, Belo Horizonte recebeu, no dia 16 de junho, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação por todo o Brasil.
“O dia 16 de junho marcou um momento histórico para nossa comunidade paroquial ao recebermos com amor as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que dedicou sua vida a Cristo por meio do Carmelo. Que a pequena grande santa continue abençoando nossa paróquia e cumprindo sua promessa de enviar sobre nós uma chuva de rosas”, partilham os freis carmelitas.
Mas o que são relíquias?
É tradição da Igreja Católica venerar relíquias, sinais da passagem de homens e mulheres exemplares na vivência da fé pelo mundo.
As relíquias podem ser de primeiro grau (parte do corpo), segundo (objetos de uso pessoal, a exemplo de roupas) e terceiro (objeto que foi tocado pelo santo).
A urna peregrina (onde estão os ossos da santa) chegou ao Brasil em fevereiro e visitará 70 cidades do país. O ponto de partida foi o Carmelo da Santíssima Trindade, em Trindade (GO), e a jornada inclui visitas a casas e conventos dos Carmelitas em diversas regiões. Após a passagem por BH, as relíquias seguem para Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
Santa Teresinha do Menino Jesus entrou para o Carmelo de Lisieux, na França, com apenas 15 anos, por especial autorização do Papa Leão XIII.
Em seus escritos, Santa Teresinha ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Ela dizia que não tinha forças para fazer grandes obras heroicas, mas só conseguia fazer pequenas coisas. Mas nessas pequenas coisas estava o segredo de sua santidade.
O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, escreveu uma Oração que acompanhará toda a peregrinação de Santa Teresinha na Arquidiocese de Belo Horizonte.
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rosa do Carmelo
Amorosa missionária, pela força da oração, acompanhai-nos e inspirai-nos a percorrer o mundo em missão
Santa Teresinha da Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós.
Confira algumas fotos:
Comments0