ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Retiro Provincial de 2021 teve início na segunda-feira, dia 13/12, e acontece até sexta-feira, dia 17/12. Tem como assessor o bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido, e está acontecendo em Itaici (SP).
A programação conta com laudes, pregações e momentos de oração e partilha, além de ser uma oportunidade para a fraternidade, após um longo período de distanciamento social ocasionado pela pandemia Covid-19.
O retiro começou com a Santa Missa de abertura no dia 13 de dezembro. Já na manhã de hoje, dia 14, dia de São João da Cruz, que também foi carmelita, os confrades refletiram sobre a vida do santo, na Liturgia das Horas. Refletiram ainda sobre o decreto do Concílio Vaticano II, Perfectae Caritatis, que fala sobre a renovação da vida religiosa, e sobre a Constituição dogmática Dei Verbum, que aborda sobre a Revelação Divina e sua transmissão através da Sagrada Escritura.
O Carmelo centra-se em Jesus Cristo. Os grandes modelos da nossa forma de vida são a Virgem Maria e o Profeta Elias. O valor central do carisma carmelita é a contemplação entendida como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo, que transborda numa vida de oração e fraternidade, na qual procuramos servir o nosso próximo conforme os nossos dons particulares e nossa vocação.
O carisma carmelitano está apoiado no tripé: oração, fraternidade e serviço.
Oração: O coração do carisma carmelita é a oração e a contemplação. A contemplação começa quando nos entregamos a Deus, qualquer que seja o modo que Ele escolha para aproximar-se de nós. É uma atitude de abertura a Ele, cuja presença encontramos em toda parte. Assim, o objetivo da vida carmelita é a união com Deus. É uma experiência transformante, pois ao nos deixarmos preencher com o seu amor nos esvaziamos de nossos modos humanos limitados e imperfeitos de pensar, amar e agir, transformando-os em modos divinos. Dedicamo-nos diariamente à escuta orante da Palavra do Senhor. A qualidade da nossa oração determina a qualidade da nossa vida fraterna e do nosso serviço no meio do povo de Deus.
Fraternidade: Os carmelitas procuram formar comunidades onde cada pessoa se sinta aceita e valorizada não por aquilo que possa fazer, mas simplesmente por aquilo que é. Esse tipo de comunidade é em si mesma um testemunho de que o amor de Cristo pode quebrar as barreiras construídas pelos homens e que é possível para pessoas de diferentes culturas e nacionalidades viverem juntas, em paz e harmonia. Os carmelitas também estão conscientes de formar uma fraternidade internacional presente em diversos países do mundo.
Serviço: Os eremitas foram forçados a abandonar sua morada no Monte Carmelo e estabelecer-se na Europa. Lá mudaram seu modo de vida de eremitas para frades. A diferença principal é que os frades são chamados a servir o povo de Deus através do apostolado. Algumas Congregações Religiosas foram fundadas para um apostolado específico, mas a Ordem do Carmo procura responder às necessidades da Igreja e do mundo, que diferem conforme o tempo e o lugar. Desse modo muitos frades trabalham em paróquias, escolas, universidades, penitenciárias, hospitais, etc. O tipo de serviço com o qual cada frade está envolvido depende das necessidades das pessoas do meio no qual ele vive e também de seus dons particulares.
Veja alguns momentos do primeiro dia do Retiro Provincial Anual 2021:
Comments0