ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Algumas seitas ensinam que o Dia do Senhor é o sábado e não o Domingo. São chamadas sabatistas.
Eles se baseiam no Antigo Testamento e assim mesmo interpretam as passagens bíblicas de forma errada. Eles só decoram bem os versículos bíblicos. Mas de que adianta decorar versículos se o principal, que é entendê-los e vivê-los, lhe faltam?
Jesus é o Senhor do Sábado e trabalhou no Sábado, realizando milagres e de propósito para libertar os judeus do formalismo sabático.
Leia-se Marcos 3, 1-6; Mateus 12, 1-8; Marcos 2, 24-28; Lucas 6, 5-11; Lucas 13, 14-16; Lucas 14, 1-6; João 5, 10-11; João 7, 23; João 9,16.
Importante Colossênces 2, 16-17
“a ostentar a palavra da vida, dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão. Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.”
Domingo é o Dia do Senhor:
“No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manha cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.” (João 20,1)
“No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus.” (Lucas 24, 1-3)
“Chegando ao dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” (Atos 2,1) (Pentecostes ocorre no domingo)
“Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta.” (Apocalipse 1, 9-10)
A História registra que os católicos sempre guardaram o Domingo como o Dia do Senhor. Há registros exatos dessa prática no ano 70 da nossa era.
NO SÁBADO – A SANTA MISSA TEM O MESMO VALOR LITÚRGICO DO QUE A DE DOMINGO
Muitos católicos ainda hoje, dizem que as missas celebradas no sábado a noite, não tem valor litúrgico. Enganam-se todos eles, pois na época de Cristo o domingo começava ao por do sol no dia de sábado.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina:
O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor. “Aos domingos e nos outros dias de festas de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa” – “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior”. (CIC – 2180)
Assim sendo: Se for utilizado os ritos do domingo, a missa do sábado a noite, satisfaz e se dá o valor a Santa Missa.
As Pedras Grandes e o Vaso – (Vida e Conhecimento)
Um professor de Ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos.
Pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro.
Então perguntou a classe: – Está cheio? Unanimemente responderam:
– Sim! O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes.
Então perguntou aos alunos:
– E agora, está cheio?
Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:
– Sim!
O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso.
A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou:
– Então, está cheio?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:
– Sim! O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso.
A água saturou a areia.
Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
– Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:
Não importa quanto a ‘agenda’ da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá ‘espremer’ dentro mais coisas!
– Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: seu relacionamento com Deus, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.
Muito bom, gostei muito de suas postagens. É bom saber que existem pessoas que não tem medo de dizer e informar o que deve ser dito e informado. Paz e Bem.