ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Objetivo: Refletir sobre as prioridades da vida, o lugar que Deus ocupa em nosso coração.
Recursos: Corações cortados em papel, cola, tesouras, revistas e canetas.
Procedimento:
Para iniciar a dinâmica leia para os catequizandos a história do “Coração”:
Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga ou estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia muitas marcas, rugas, cicatrizes, além de um lugar bonito onde morava alguém especial. Houve vários comentários do tipo: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?”
O bom velhinho, então, explicou que, por isso mesmo, seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram, além disso, em seu coração morava Jesus, alguém muito especial que havia mudado a sua vida. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho, nem a presença de Jesus.Nosso coração é avaliado diariamente por tudo aquilo que temos nele. Muitas vezes o que vai dentro do nosso coração é muito bom, contudo outras vezes colocamos só coisas ruins dentro dele.
Após contar a história, distribua um recorte de coração (papel dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Em seguida cada um vai receber um coração menor e será instruído a colocar dentro dele tudo aquilo o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. “O meu coração está cheio de…“. No final o instrutor deverá conduzir os alunos a entregarem seu coração a Jesus.
Aplicação:
O que vamos colocar em nosso coração é uma escolha nossa que fazemos diariamente. Ninguém pode ver o nosso coração a não ser Jesus. Ele quer não somente vê-lo, mas também, morar dentro dele, para que possamos ser felizes.
Por Catequese Material
Comments0