ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A santidade sempre é possível! “Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2, 4). Por sua vez, a pessoa humana tem sua dignidade porque é criada à imagem e semelhança de Deus e por isso, “desde que é concebida é destinada à bem aventurança eterna”, ou seja, é convidada a comunhão com Deus e com sua Palavra (cf. Jer 1; 1Ts 4,3; Ef 1,4). Deus mesmo diz: “Sede santos porque eu sou santo” (1Pe 1, 16).
Como é possível ser santo no mundo de hoje? Deus permanece presente na vida dos homens e por meio da Igreja comunica as graças necessárias para que cada um seja santo. O Espírito Santo exerce um papel fundamental na santificação do homem fazendo-o compreender e aplicar a Palavra de Deus nos dias de hoje como atesta Bento XVI (cf. ENCÍCLICA VERBUM DOMINI, 2010).
Para alcançar a santidade, há de se compreender que tal possibilidade encontra fundamento nos autores da santidade, Deus Trindade e o homem, isto mesmo, o homem! São José Maria Escrivá muito bem lembrou: “aquelas palavras do Bispo de Hipona que soam como um maravilhoso cântico à liberdade: Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti, porque todos nós, tu e eu, temos sempre a possibilidade – a triste desventura – de levantar-nos contra Deus, de rejeitá-lo – talvez com a nossa conduta – ou de exclamar: Não queremos que ele reine sobre nós” (AMIGOS DE DEUS, 1977, p. 23-24).
Apesar das rejeições de se viver uma vida segundo a vontade de Deus, é possível a santidade hoje. O Papa Francisco orienta o seguimento do exemplo dos santos e a dinâmica de coletividade alertando que ninguém se salva sozinho. De forma bem prática indica viver a santidade nas coisas simples do cotidiano, como na criação dos filhos, no trabalho, no cuidado dos doentes e dos idosos. “A santidade é o rosto mais belo da Igreja”, afirma o pontífice e ressalta que a santidade cresce com pequenos gestos. São os chamados “santos ao pé da porta” (FRANCISCO, 2018).
Um exemplo fantástico de santidade é o jovem beato Carlo Acutis (1991-2006), chamado de “ciberapóstolo da Eucaristia”. Depois de sofrer com leucemia, faleceu aos 15 anos, foi beatificado em 2018, pelo Papa Francisco. O beato teve como projeto de vida “estar sempre com Jesus”, com meta de chegar ao céu. Para tal fim, nutriu-se diariamente da Eucaristia, participou com fervor da Santa Missa, passou horas em frente ao Santíssimo Sacramento. Carlo dedicou terna devoção a Nossa Senhora, recitando fielmente o Rosário, dedicando-lhe seus sacrifícios como folhas. Este adolescente é uma verdadeira testemunha de que o Evangelho pode ser vivido integralmente, em qualquer idade.
Enriquecidos com tão fantástico testemunho, com confiança na Palavra e na providência amorosa daquele que chama, podemos concluir que ser santo não é para eleitos, mas para todos: para nós como um todo!
REFERÊNCIAS
BENTO XVI, Papa. Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum domini: sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. 30 set. 2010. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_exhortations/documents/hf_ben-xvi_exh_20100930_verbum-domini.html. Acesso em: 05 out. 2022.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Trad. Gilberto da Silva Gorgulho; Ivo Storniolo; Ana Flora Anderson (Coord.). Nova ed. rev. amp. São Paulo: Paulus.
BALAGUER, Josemaria Escrivá de, santo. Amigos de Deus. Caritas in Veritate, 1977.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate: sobre a chamada à santidade no mundo atual. 19 mar. 2018. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html. Acesso em: 06 out. 2022.
Comments0