Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
16/10/2024

Santo do Mês: Maximiliano Kolbe

0
0

Fr.Maximilian_Kolbe_1939Entre pureza e martírio: as duas coroas

Auschwitz, Polônia. 1941.

– Por favor, tenho esposa e filhos!

Maximiliano Kolbe sai da fila:

– Minha vida por aquele pai de família – e faz um sinal com a mão em direção ao sargento Francisco Gajowniczek.

Atônito, o comandante pergunta:

– Quem é você?

– Um sacerdote católico.

– Aceito. E você! Volte para a fila!

Nus, descalços e sem esperanças, os dez escolhidos descem as escadarias rumo ao holocausto. Padre Kolbe é o último da fila, os lábios sussurram palavras. Na cela uma luz brilha, é Maximiliano a se recordar das duas coroas:

– O que vai ser de você, meu filho? – pergunta Maria Dabrowska.

Num canto da casa, ainda sem resposta, ele vê uma senhora e duas coroas. Uma branca e a outra vermelha.

– Você as quer?

– Sim, as duas – responde o menino.

O franciscano vive como um herói. No imaginário, segura firmemente as duas coroas. Em uma das mãos, a branca, simboliza a santidade que sempre almejou. “Quero ser santo, um grande santo.” E na outra, a vermelha, a do martírio: “(…) nada media e de nada se lamentava. Dava coragem aos outros, procurando persuadi-los a ter a esperança de que o fugitivo do bloco 14 certamente seria encontrado e então eles seriam libertados…”.

Conforme a escritora Patrícia Treece, o prisioneiro-intérprete Bruno Burgowiec, guardião do bunker da fome, relata detalhes do dia a dia dos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz: “As vítimas despidas estavam em uma única cela, as dos que estavam morrendo em represália pelas duas fugas anteriores. O ar fétido era irrespirável, o chão da cela, de cimento. Não havia móvel algum, exceto um balde para suas necessidades fisiológicas. Pode-se dizer que a presença de Padre Kolbe no bunker era necessária para os outros. (…) Para que pudessem acompanhá-los, ele rezava em voz alta. As portas das celas eram de carvalho. Devido ao silêncio e à acústica, a voz de Padre Kolbe rezando espalhava-se pelas outras celas, onde podia ser ouvida bem. Esses outros prisioneiros juntavam-se a ele na oração. A partir de então, todos os dias, da cela onde se encontravam aquelas pobres almas e das celas vizinhas vinha o som da recitação de orações, do terço e de hinos. Padre Kolbe começava e os outros respondiam em grupo. Quando essas orações e hinos fervorosos ressoavam em todos os cantos do bunker, eu tinha a impressão de estar em uma igreja.”

Assim permanece Padre Kolbe por 21 dias, sem comer e beber, até um dos soldados da SS injetar ácido fênico em suas veias. Era 14 de agosto. No dia seguinte, festa da Assunção de Nossa Senhora, suas cinzas serão espalhadas ao vento.

Texto adaptado da edição de agosto da Revista Ave Maria. Para ler os conteúdos na íntegra, clique aqui e assine.

0
0
Publicado por: admin

Previous

O que significa anamnese e qual sua importância na Oração Eucarística?

Next

Peregrinação e Fé: O que diz a Igreja sobre as peregrinações

Leia mais

FormaçãoIgreja
05/06/2012

As promessas de Jesus a Santa Margarida

0
0
Artigos
29/11/2021

Comunidade Nossa Senhora das Graças, em Angra dos Reis, celebra a festa da padroeira

0
0
Artigos
02/11/2017

Confira o artigo sobre o Dia de Finados!

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede