ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
São João Batista, Precursor do Senhor
(Século I)
Celebrado em 24 de junho
“Antes de ser concebido, tu lhe atribuíste um nome profético; antes que nascesse, ficou cheio do Espírito Santo. Ainda no ventre materno, mereceu ouvir a voz da Mãe do Senhor, e estremecendo de misteriosa exultação, saudou o início da humana redenção. Ele se tornou o precursor de Cristo, que o proclamou o maior entre os nascidos de mulher.” (MA II, 1134.).
O menino
Como relata o evangelho de Lucas, Zacarias e Isabel, apesar da idade avançada, não tinham ainda perdido a esperança de ter um filho. Era para eles uma grande dor, pois a esterilidade para os hebreus era considerada uma desventura, uma maldição.
Um dia, enquanto Zacarias cumpria o seu ofício de sacerdote no templo e oferecia o sacrifício vespertino no interior do santuário, recebeu um anúncio humanamente inacreditável: em breve teria um filho. Não conseguia acreditar e pediu um sinal. O sinal foi dado: ficou mudo até o cumprimento da palavra do Senhor.
O precursor
Ciente da sua missão, quando chegou a idade conveniente, João foi viver no deserto: “usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre” (Mateus 3,4).
O mártir
Sua missão estava cumprida; Jesus de Nazaré havia iniciado sua pregação e tinha já o grupo dos apóstolos e dos discípulos, e uma grande multidão o seguia. João havia pregado para preparar um povo digno e não havia poupado nem mesmo o rei Herodes Antipas. Este, tendo tomado para si a bela Herodíades, mulher de seu irmão, ouviu João Batista dizer-lhe: “Não te é lícito viver com ela!”. Se quiserem tomar parte no banquete da redenção, também o rei e a sua corte deverão mudar de vida.
Texto adaptado da edição de junho da Revista Ave Maria. Para ler os conteúdos na íntegra, clique aqui e assine.
Comments0