ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“VOU ENVIAR UM ANJO ADIANTE DE TI PARA TE PROTEGER NO CAMINHO E PARA TE CONDUZIR AO LUGAR QUE TE PREPAREI. ESTÁ DE SOBREAVISO EM SUA PRESENÇA E OUVE O QUE ELE TE DIZ. NÃO LHE RESISTAS, POIS ELE NÃO TE PERDOARIA TUA FALTA, PORQUE MEU NOME ESTÁ NELE. MAS, SE LHE OBEDECERES PONTUALMENTE, SE FIZERES TUDO O QUE ELE VOS DISSER, SEREI INIMIGO DOS TEUS INIMIGOS E O ADVERSÁRIO DOS TEUS ADVERSÁRIOS. PORQUE MEU ANJO MARCHARÁ ADIANTE DE TI E TE CONDUZIRÁ (…).” (EX 23,20-23A)
Esta passagem da Sagrada Escritura revela a existência do anjo da guarda, anjo custódio, como também nos mostra qual a missão do anjo em nossas vidas. Vejamos a seguir.
A primeira parte da citação bíblica contém uma linda promessa de Deus para nós, seus filhos. Essa promessa nos revela algo muito importante e que faz toda diferença em nossa caminhada: não estamos sozinhos.
Ao pensar em nossa existência, Deus, sabedor de nossa pequenez, desejou criar um anjo especialmente para nos acompanhar e proteger neste vale de lágrimas. É uma promessa. Não estamos sozinhos, graças ao amor de Deus por nós; temos um companheiro de caminhada, um ser celestial, puramente espiritual e único, criado para o nosso auxílio que nos ama imensamente e que tem como missão a nossa guarda e proteção.
A segunda parte é um imperativo, contém uma ordem de Deus para nós. Essa ordem consiste no fato de que devemos ficar atentos aos conselhos do nosso anjo da guarda e devemos obedecê-lo, pois é enviado pelo próprio Deus para nos auxiliar.
Obediência e escuta. Buscar uma intimidade com nosso anjo, ter um relacionamento, uma amizade íntima com ele é mais do que um conselho, é uma ordem de Deus para nós, uma condição para obter a promessa de que estaremos protegidos e que seremos conduzidos ao lugar certo, ao centro da vontade de Deus. E como é importante saber chegar ao lugar certo! A intimidade com o anjo da guarda, portanto, levar-nos-á mais perfeitamente à conquista do sonho de Deus para nossa vida, impedindo que nos percamos no caminho.
Também o texto traz uma advertência muito importante, de que o nosso anjo respeita a nossa liberdade e, por isso, somente poderá agir em nossa vida se não lhe apresentarmos resistência, se não o ignorarmos. O anjo da guarda só pode cumprir a sua missão em nossa vida se assim nós desejarmos, se formos dóceis à sua presença.
E como buscar essa intimidade com o nosso anjo da guarda? São inúmeras as passagens das Sagradas Escrituras que nos ensinam essa prática, assim como também as experiências vividas por alguns santos e a doutrina ensinada pelos padres da nossa Igreja.
Para melhor conhecer e, conhecendo, buscar uma maior intimidade com o anjo da guarda, indico o livro de minha autoria 30 dias caminhando com os anjos, publicado em parceria com a Editora Ave-Maria. Na obra, proponho um caminho de descoberta diário, a conta-gotas, mesmo, sendo que a sua leitura orante poderá levar o leitor a não só fazer a experiência, mas a desfrutar com mais saber e sabor a promessa contida nos versículos bíblicos citados.
Não ignoremos essa maravilhosa manifestação do amor do Pai e de sua providência santíssima, a criação do anjo da guarda!
*Stela Maria Moraes é mãe de dois filhos, advogada, mediadora e conciliadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (SP). Catequista, também é autora de três livros publicados pela Editora Ave-Maria. Blog: stelamaria.blogspot.com.
Comments0