ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste dia 28 de outubro, a Igreja celebra o Dia de São Judas Tadeu, conhecido popularmente como o Santo das causas impossíveis.
São Judas Tadeu, chamado também de Judas Apóstolo, foi um dos 12 discípulos de Jesus. Filho de Alfeu, o irmão de José, e de Maria Cleofas, prima de Maria, ele nasceu na Palestina e tinha um grau de parentesco direto com Cristo: era primo dele. Ele também tinha um irmão apóstolo, Tiago, chamado de o Menor.
Na Bíblia, Judas Tadeu e Tiago são chamados de irmãos do Senhor. Como em grego a palavra ‘adelphos’, pode ser entendido como primo ou irmão, alguém mais próximo, usa-se irmão.
É importante destacar que ele não pode ser confundido com Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.
Após a ressurreição de Jesus, São Judas Tadeu passou a vida pregando os ensinamentos do Cristo na Galileia, na Samaria, na Mesopotâmia, na Síria, na Armênia e na Pérsia. Nesse último local, se encontrou com São Simão, e ambos começaram a viajar juntos para evangelizar.
Até que, em 28 de outubro do ano de 70, São Judas morreu como mártir. Segundo a tradição, ele foi assassinado com golpes de lanças, machados e porretes. Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, em Roma.
O santo é citado no Evangelho de São Mateus, em que pergunta a Jesus durante a ceia: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?” Na passagem, o Messias responde que a verdadeira revelação de Deus está dedicada àqueles que o amam e seguem suas palavras.
Não é possível precisar quando, mas a devoção a São Judas Tadeu diante de causas impossíveis se espalhou à medida que ficou mais conhecida a distinção entre os sobrenomes dos apóstolos Tadeu e Iscariotes.
Os cristãos medievais não tinham costume de se dirigir a São Judas por medo de rezar pelo traidor. Entretanto, em aparições a outros santos, Jesus dizia para que se recorresse a São Judas diante de causas desesperadas.
No liivro “St. Jude: Saint of the Impossible”, de Donald Thorman, Jesus teria dito a Santa Brígida, da Suécia, para pedir a São Judas Tadeu para interceder por causas mais difíceis, pois ele estaria mais disposto a ajudar. A associação do nome do santo às causas impossíveis é tão grande que ele é conhecido por diferentes povos cristãos pelo seu poder milagroso.
São muitas as devoções a são Judas Tadeu, e elas podem ser feitas com orações espontâneas ou tradicionais. As promessas a São Judas podem ser feitas de acordo com o que sente cada fiel juntamente das orações abaixo.
Oração a são Judas Tadeu
Ó Pai, que pelo anúncio do Evangelho nos fizestes chegar ao conhecimento da vossa misericórdia, concedei-nos pela intercessão de são Judas Tadeu praticar a fé que professamos e a graça que vos pedimos segundo a vossa vontade (apresentar o pedido)… por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
Ladainha a são Judas Tadeu
São Judas Tadeu,
Apóstolo de Cristo,
Eleito por Jesus,
Seguidor do Evangelho,
Testemunha do Ressuscitado,
Animador das primeiras comunidades,
Fiel pregador do Evangelho,
Zeloso ministro de Cristo,
Caridoso com os mais empobrecidos,
Propagador da fé em Cristo,
Cooperador da verdade,
Colaborador da graça divina,
Exemplo de seguimento a Cristo,
Indulgente intercessor,
Amante das virtudes,
Acolhedor dos aflitos, Missionário dos povos, Mártir por amor à missão, Intercessor dos casos aflitos,
Padroeiro de nossa comunidade,
Rogai por nós!
🙏🙌