ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A situação de pessoas em vulnerabilidade social precisa ser enfrentada por todos. Hoje, dia 11 de novembro, a Associação Beneficente São Martinho completa 38 anos atuando na causa da infância e juventude na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, a instituição atende mais de 2 mil crianças e adolescentes.
Nascida em 1984, após um grupo de educadores sociais iniciarem um trabalho de abordagem de crianças nas ruas, a instituição, vinculada à Província Carmelitana de Santo Elias e inspirada na Campanha da Fraternidade de 1984 cujo lema foi “Para que todos tenham vida”, a São Martinho, que vive exclusivamente de doações, sempre se pautou pelo desenvolvimento integral e garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual.
“Todos nós precisamos estar unidos a Jesus Cristo, pois só temos força para enfrentar as adversidades deste mundo se estivermos unidos a Cristo. A São Martinho só existe porque acreditamos em Jesus Cristo. Qual o sentido da vida se não estiver em favor da transformação do outro? Tudo é possível àquele que se coloca na fé, no amor e na entrega a Jesus Cristo”, destacou Frei Adailson.
“A São Martinho teve um papel de me dar um norte como profissional. Sou formada em Web Designer pela São Martinho e foi a partir dai que vi que poderia me inserir no mercado de trabalho de design. Agora trabalho como estilista e faço minhas próprias estampas. Participar do projeto foi importante porque eu pude pôr a mão na massa, tive referências positivas e pude me construir uma profissional”, afirma Maria Chantal, ex-beneficiária da Profissionalização.
Wanderson Beto, beneficiário da Abordagem, conta com orgulho a transformação pela qual passou após adentrar os portões da São Martinho. “Mudou muitas coisas na minha vida. Estou aqui desde os 9 anos e antes de entrar eu estava sem direção, sem rumo na vida. Estava indo pra rua, fazendo coisa errada. Aqui tirei meus documentos, consegui um emprego e consegui voltar a estudar”, contou.
O Centro Socioeducativo da Associação Beneficente São Martinho fica na Rua Riachuelo, 7, Lapa. Telefone: (21) 2156-6500. A unidade de Vicente de Carvalho fica na Rua Soldado Bernardino da Silva, 80. Telefone: (21) 3351-9125.
Portal: www.saomartinho.org.br
Comments0