ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Foi com grande emoção que a Província Carmelitana de Santo Elias recebeu a notícia de que a Associação Beneficente São Martinho (RJ) foi selecionada para receber os recursos do Criança Esperança. O anúncio foi feito pela apresentador Luciano Huck e pela cantora Iza, mobilizadores do projeto, no programa Caldeirão do Huck, que foi ao ar no sábado, dia 17 de agosto.
É a primeira vez que a São Martinho é contemplada.
“O sentimento é de dever cumprido. Todo esforço valeu a pena. Ter recebido a notícia no palco do Caldeirão teve um impacto muito maior. Sinal de que o que a gente tá fazendo aqui está gerando muito impacto e transformando vidas. Isto de alguma forma foi percebido”, diz Erika Oliveira, coordenadora de filantropia da São Martinho.
Foram cerca de 10 meses entre as inscrições e o grande momento. Poucas semanas antes do anúncio, a expectativa já estava lá no alto. Isso porque, como parte do processo, a produção visitou a São Martinho para conhecer o espaço, gravar depoimentos dos beneficiários e colaboradores.
“Quando eles vieram gravar foi tenso e intenso, porque é uma equipe muito grande e a gente tem que ficar monitorando todos os espaços. Foi tudo muito natural, mas a gente como coordenação a fica preocupado em dar tudo certo. No final, foi tudo muito bom, eles entenderam a proposta do projeto, das oficinas e como é a nossa dinâmica”, afirma Ana Márcia Machado, coordenadora do eixo Educagente.
Criada em 1984, a São Martinho, que conta com duas unidades localizadas nos bairros da Lapa e Vicente de Carvalho, é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de promover e defender os direitos das crianças e jovens, entre 6 e 24 anos, em situação de rua ou residentes em comunidades e ocupações urbanas.
Os beneficiários têm acesso a atividades educativas, culturais, esportivas e de profissionalização no contraturno escolar, além de acompanhamento realizado por equipe interdisciplinar composta de pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e advogados. Só em 2018, foram 1803 beneficiários.
O prêmio vem em um momento especial, já que a São Martinho completa 35 anos em 2019 e prepara uma série de atividades durante o ano para comemorar a data.
Música de beneficiária é cantada por Iza
Maria Fernanda, 17 anos, beneficiária da São Martinho há 10 anos, teve sua música selecionada para participar do quadro “Essa Música é Minha!”, no palco do Caldeirão do Huck, da TV Globo. O programa foi ao ar sábado, dia 17 de agosto.
Na ocasião, a cantora Iza deu uma nova roupagem para a música “Novo Lugar” composta pela jovem.
“Não imaginava que isso acontecer. Foi muito incrível, sensacional. Eu nunca pensei que fosse no programa do Luciano do Huck, que iria ficar tão próximo a ele, assistir a Iza e que ela cantaria uma música minha. Quando começou, eu só chorei. Chorei muito. Eu sou muito fã e fiquei muito feliz. Só queria gritar e abraçá-la”, diz Maria Fernanda.
A menina que sempre gostou de música, começou a se interessar pelos instrumentos quando conheceu a roda de samba de um amigo da mãe. Mas foi na São Martinho que Maria Fernanda teve a oportunidade de aprender a tocar e compor as próprias canções. Fã da Iza, ela tem algumas dezenas de composições e sonhava em um dia conhecer a cantora.
“Eu estava ali olhando pra aquela mulher porque sabia que ela ia cantar e eu nunca tinha ido a um show dela. Foi uma sensação incrível. Quando começou, eu só chorei. Sou muito fã dela e quando o artista canta uma música sua, com uma nova roupagem, com aquilo que você sempre sonhou que acontecesse, é muito legal. Eu fiquei muito feliz, só queria gritar e abraçá-la”, afirma.
E ao final da apresentação de Iza, Maria Fernanda era só emoção. Sem acreditar no que havia acontecido, ela pôde estar ao lado de sua maior inspiração.
“Ela perguntou se eu havia gostado da música e eu respondi que adorei, que tinha ficado incrível. Ela disse que eu tinha composições muito inteligentes, que eu era muita bonita e que minha voz era muito bonita. Esse é um dos dias que eu nunca vou esquecer na minha vida”, finaliza.
Fonte: São Martinho
Comments0