ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Uma cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores na segunda-feira, dia 12, marcou a posse da nova diretoria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro. A sessão foi presidida pelo vereador Célio César Lupparelli Faria (DEM). A Associação Beneficiente São Martinho, da Província Carmelitana de Santo Elias foi eleita para presidir o Conselho para o próximo mandato de dois anos. A eleição aconteceu dia 26 de fevereiro, no Centro de Pós-graduação da Faculdade Mackenzie, no Centro (RJ). A instituição será representada pela assistente social e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Institucional da São Martinho, Lucimar Corrêa, e pelo psicólogo Faustino Costa.
Representantes da equipe técnica da São Martinho e das crianças e adolescentes assistidos pela Associação, juntamente com o seu diretor, Frei Adailson Santos, O.Carm., estiveram presentes à solenidade.
“É uma grande alegria para a gente nessa tarde, quando a São Martinho é empossada no CMDCA, porque a vitória não é da instituição, a vitória é das crianças. É justamente querendo alcançar o maior número de crianças que a São Martinho assume a presidência, juntamente com outras organizações. Nós acreditamos muito na força das instituições quando se reúnem para lutar pela causa da criança e do adolescente”, declarou Frei Adaílson.
>>>Assista a reportagem da Rede Vida sobre a eleição da São Martinho para o CMDCA.
A programação foi simples e rápida. Inicialmente foi realizada a leitura e aprovação da ata de fevereiro do Conselho, seguida da prestação de contas da gestão anterior, de 2015 a março de 2018. Foram dados alguns informes importantes às instituições que compõem o Conselho e por fim foi realizada a posse dos eleitos.
“Hoje é um dia especial para mim, para a São Martinho e para a Província Carmelitana de Santo Elias. Hoje tomamos posse no CMDCA, um momento muito importante, pois são 10 novas instituições da sociedade civil, junto com 10 secretarias de Governo, para fazer o diferente, trabalhar em uma nova perspectiva, para fazer com que a realidade que a gente vive nessa cidade melhore. Temos desafios, mas a gente pode pensar junto e buscar alternativas, então o Conselho vem para fazer o seu papel: elaborar políticas públicas, de forma que elas sejam possíveis de ser executadas, fazer fiscalizações, atuar junto com o poder público e a sociedade para que crianças e jovens da nossa cidade tenham uma perspectiva diferente de vida, com mais dignidade, principalmente em momentos tão difíceis quanto esse, que é, inclusive, de intervenção militar”, concluiu a nova Presidente do CMDCA, a assistente social e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar da São Martinho, Lucimar Corrêa.
Após a cerimônia, houve uma confraternização na sede da São Martinho, na Lapa.
A São Martinho preside um conselho formado por mais nove instituições civis que também foram eleitas em fevereiro: CEDECA RJ, Cruzada do Menor, Lar Fabiano Cristo, Mudes, Rede da MARÉ, Educar para o Amanhã, Contato, FIB, Maria Imaculada
Pela defesa das crianças e adolescentes
A Associação Beneficente São Martinho é uma organização sem fins lucrativos criada em 1984 pela Província Carmelitana de Santo Elias para promover e defender os direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. A instituição atinge diretamente por ano mais de 1.700 pessoas entre 6 e 24 anos de idade, muitas delas em situação de rua.
Tendo o beneficiário como ponto central de suas atividades, a São Martinho realiza uma abordagem interdisciplinar por meio de uma equipe profissional: assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e advogados. Realiza inclusão profissional, cultural, esportiva, e promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a vivência da espiritualidade.
Fonte: site São Martinho
Fotos: São Martinho
Comments0