ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Igreja celebra hoje, 28 de janeiro, o dia de São Tomás de Aquino, doutor da Igreja e um dos grandes teólogos católicos. Movido pela espiritualidade Eucarística, dedicou a vida à pesquisa, ao aprendizado e ao ensino de filosofia e teologia sobre os mistérios do amor de Deus.
Santo Tomás é autor de importantes obras da Igreja, com destaque para a Suma Teológica, que tem por base os grandes temas do Cristianismo. Também era pregador oficial da Igreja, professor e consultor da Ordem, razão pela qual ficou conhecido como ‘Doutor Angélico‘.
“Chamado de ‘Doctor Communis‘ pelo Papa João Paulo II na encíclica ‘Fides et Ratio – A Fé e a razão’, Santo Tomás de Aquino sempre é tido pela Igreja como mestre do pensamento e modelo do modo correto de entender teologia. Por isso, a Igreja sempre recomenda Santo Tomás como o mestre da teologia. Contudo, infelizmente, alguns teólogos se afastaram da Igreja e da linha ensinada no magistério da Igreja porque deixaram de estudar e ler Santo Tomás de Aquino”, exemplificou professor Felipe.
No Catecismo da Igreja Católica Santo Tomás de Aquino é citado diversas vezes em razão de seus importantes ensinamentos e doutrinas.
“Entre os escritores eclesiásticos que o Catecismo da Igreja nos recomenda, Santo Tomás de Aquino é um dos mais lembrados, é 61 vezes citado nessa obra. Foi chamado de ‘Doctor Angelicus‘ por suas virtudes e em particular pela sublimidade do seu pensamento e também pela pureza da sua vida”, recordou o professor e apresentador da “Escola da Fé”.
Comments0