ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O segundo dia da Assembleia Anual Provincial, na quinta-feira (04/02), teve início com a oração, seguida da continuação da reflexão sobre a reorganização institucional. Logo depois, o grupo de colaboradores apresentou o projeto de criação da Rede Carmelita Transformando Vidas, que tem como finalidade o fortalecimento da ação social, através da reorganização dos trabalhos realizados nos diversos estados em que a Província está presente: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul.
“A ideia é separar, numa rede própria, tudo o que diz respeito à ação social, desvinculando administrativamente daquilo que é próprio de uma organização religiosa, como a manutenção dos missionários e das comunidades paroquiais. Já demos os encaminhamentos para consolidar o projeto e agora uma equipe vai dar o andamento dos trabalhos pós-assembleia”, explicou o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
Oração, vida fraterna e missão
Por fim, uma palavra de esperança e exortação marcou o encerramento da Assembleia. Frei Adailson falou aos confrades sobre a importância de se renovar o compromisso com o carisma carmelitano, através da vivência dos seus pilares: oração, vida fraterna e missão.
“São esses pilares que movem a nossa vida. Precisamos continuar firmes neste tempo pandêmico que o mundo vive. Renovarmos a esperança e a fé. Vivermos com alegria, mesmo em meio a tantas dores, porque essa alegria é fruto do anúncio do Evangelho”, disse o Prior.
Ele também falou aos participantes sobre a importância de estarem atentos aos sofrimentos do povo, que procurarão por socorro material e espiritual nas paróquias e nas obras sociais carmelitas.
“Infelizmente, devido à crise causada pela pandemia, o número de pessoas que vão nos procurar tende a aumentar e precisamos estar atentos, sensíveis, às necessidades dos mais vulneráveis, dos que batem à nossa porta, seja em nossos programas sociais, ou nas paróquias e santuários que administramos. Muitos virão em busca de uma palavra de consolo e da espiritualidade carmelitana. Precisamos reforçar a nossa presença, a nossa missão nos locais em que estamos presentes e saber que esse momento de dor e sofrimento vai passar, mas enquanto não passa, necessitamos estar muito atentos a esses apelos, que gritam forte hoje na nossa sociedade”, completou.
A Assembleia Anual Provincial – 2021 aconteceu nos dias 3 e 4 de fevereiro, de forma on-line. Participaram desse encontro os religiosos com votos solenes da Província Carmelitana de Santo Elias.
Comments0