ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Lideranças de várias Arqui/dioceses do Paraná reuniram-se neste final de semana (26 e 27 de outubro) na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), para estudar o tema da Campanha da Fraternidade de 2020: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Os assessores do seminário foram o padre Danilo Vitor Pena, da Arquidiocese de Curitiba, e o professor Junior Cunha Vale, da Diocese de Guarapuava, que participaram da capacitação promovida pela CNBB Nacional. Os mais de 50 participantes tiveram a ocasião de aprofundar o tema proposto pela Campanha da Fraternidade, com a missão de levar às suas igrejas locais e promover ações concretas.
Esse seminário é promovido, anualmente, pelo Regional Sul 2 da CNBB com o objetivo de animar e subsidiar as Arqui/Dioceses para a Campanha da Fraternidade. O padre Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2, que coordenou o seminário, afirma que o tema é muito presente e instigante para o contexto atual: “Quando pensamos em fraternidade e vida estamos dizendo que é preciso ter um olhar profundo sobre a vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural, e também sobre a vida do planeta, a nossa casa comum. Durante a quaresma de 2020, somos chamados a refletir com profundidade o que estamos fazendo com a nossa vida e a vida do planeta, para onde e de que forma estamos indo. O porquê das perdas de sentido, das desestruturações humanas, familiares, relacionais desse estilo de sociedade. É um tema muito abrangente e profundo, que mexe com todas as instâncias da sociedade”.
A Campanha da Fraternidade de 2020 é inspirada pelo lema bíblico do bom samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) e apresenta a imagem de Santa Dulce dos Pobres como um ícone do cuidado da vida. “A Irmã Dulce foi uma boa samaritana nas terras da Bahia. Quantas pessoas ela viu, passou remédio e levou para cuidar, por que estavam caídos. Então, ela é para nós o ícone da defesa da vida”, afirmou padre Valdecir.
Texto: Karina de Carvalho | Fotos: Pe. Valdecir Badzinski
Comments0