ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Associação Beneficente São Martinho realizou na sexta-feira, dia 17, o III Seminário de Formação Institucional. O encontro, que foi realizado no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Centro (RJ), teve como tema “Diversidade em tempo de crise”. O convidado desta terceira edição foi o professor Babalawô Ivanir dos Santos. Participaram do evento funcionários e colaboradores da São Martinho. A mediação foi realizada por Lucimar Correa, Assistente Social da instituição e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar (NAI).
Na abertura do Seminário, o diretor da Associação, Frei Adailson Santos, destacou a importância de se refletir sobre a diversidade, que é um dos valores que norteiam os trabalhos da São Martinho.
“A São Martinho é um lugar que necessariamente tem que nos levar a uma reflexão acerca da nossa atual sociedade, que exclui tantas pessoas e coloca tantos indivíduos à sua margem. Queremos trazer para dentro dos nossos quadros a reflexão sobre a diversidade, porque este é para nós um valor institucional”, disse o diretor.
Em seguida falou o professor Ivanir, que apresentou pontos importantes para o justo entendimento do tema e destacou que para se reconhecer o valor da diversidade é preciso combater a intolerância. Sendo um representante de uma religião de matriz africana, o Babalawô afirmou que entende a intolerância religiosa como um problema social criado por razões políticas e de mercado e não por razões divinas. “Por trás da intolerância não existe nada de divino. Temos que criar condições para que a intolerância não avance na sociedade brasileira”, disse o professor, que convidou os presentes a estarem sempre atentos a dor do outro para poder crescer na fraternidade e no diálogo.
Após a reflexão de Ivanir, foi aberta a palavra ao público, que fez perguntas ao convidado. Ao final, Frei Adailson agradeceu a participação de todos.
“Na diversidade precisamos olhar para aquilo que nos une. Cremos que nenhuma instituição pode reduzir o seu olhar apenas para o seu ponto de vista e esse seminário foi construído para isso: olhar a diversidade para construir a unidade entre nós e com os nossos beneficiários. Precisamos olhar para o nosso beneficiário e respeitá-lo como ser humano. Como São Martinho queremos continuar a provocar a reflexão, queremos dialogar com todos, respeitando as diferenças e nos unindo em prol do bem comum. E a São Martinho acredita que a diversidade é um caminho. A São Martinho acredita que um mundo melhor é possível”, finalizou.
Comments0