ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O centro do carisma Carmelitano é a contemplação como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo a partir de três dimensões espirituais inseparáveis: Oração, Fraternidade e o Serviço.
Para nós a oração é o fundamental a vida. Ela nos conduz a contemplação que é uma experiencia por meio do qual somos transformados por Deus. Por isso, enquanto carmelitas somos chamados a se dedicar constantemente na oração e a leitura orante da bíblia.
Com a fraternidade nós carmelitas terceiros procuramos formar comunidades onde cada pessoa se sinta valorizada e aceita, não por aquilo que faz, mas por aqui que é. Com esse propósito, procuramos dar testemunho de que o amor destrói o egoísmo e o individualismo e cria novas relações de solidariedade fraterna.
No serviço, temos uma atitude que lembra a saída do Monte Carmelo, onde inseriu os Carmelitas no meio do povo. A partir dessa nova situação passaram a servir a Igreja, povo de Deus, de acordo com a realidade. Desse modo muitos Carmelitas trabalham em paróquias, escolas, universidades, penitenciárias, hospitais e tantas outras realidades sociais.
Somos uma família religiosa consagrada a Maria. Pelo dom do Espírito, somos chamadas a uma misteriosa união com Deus, vivendo em amizade com Cristo e em intimidade com a Bem-Aventurada Virgem Maria; a oração e a vida doada fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja.
O que significa viver no Carmelo?
Viver no Carmelo é querer amar a Deus acima de tudo e escolhê-lO como o grande AMOR de sua vida; é desejar fazê-lo conhecido e amado; é decidir-se fazer parte dos grandes amigos de Deus, dos seus mais íntimos; é escolher a melhor parte, que não será tirada e viver na companhia do Bom Deus, que tanto nos ama.
Viver no Carmelo é fazer a experiência da bondade e da suavidade do Senhor: “Provai e vede como o Senhor é bom”! (Sl 33,9). É ter o coração aberto para acolher toda a humanidade e por ela doar a vida através da oração e do serviço fraterno, oferecendo todo o ser e toda a vida a fim de ser para todos uma fonte de bênçãos; é chegar a todos os continentes e abraçar tudo e todos pela oração e vivência do amor fraterno. É dar sem esperar recompensa, é amar gratuitamente assim como somos amados por Deus. É ter os olhos e o coração fixos no Senhor e aprender tudo o que nosso grande Mestre nos ensina. É começar sempre, de bem para melhor. É fazer da Palavra de Deus e da Eucaristia o alimento cotidiano, a Fonte de Água Viva.
Comments0