ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Conheça mais um vídeo da série “Fraternidade em Ação” sobre a experiência realizada em João Câmara (RN), regional Nordeste 2, o projeto “Educação Alimentar e Nutricional para os Acolhidos da Associação Camarense de Apoio a Pessoas com Deficiência”. A série “Fraternidade em Ação” é desenvolvida pela Pascom Brasil em parceria com o Setor de Campanhas da CNBB.
Segundo a presidente da Associação (Acapord), Eunice Maria Xavier Estevão, o projeto permitiu melhorar as vida das pessoas com deficiência. “O projeto trouxe melhora para os atendidos e também para suas famílias. Conseguimos distribuir mais de 200 cestas básicas in natura”, disse.
Ela reforça que a doação para a Coleta Nacional da Solidariedade e os recursos do Fundo Nacional da Solidariedade fazem a diferença na vida das instituições. “A doação de vocês fazem a diferença na vida de cada pessoa que está sendo atendida por nós”, destacou Eunice.
Veja, abaixo, o vídeo sobre os Acolhidos da Associação Camarense de Apoio a Pessoas com Deficiência:
Os recursos destinados a projetos sociais em todo o Brasil são oriundos da Coleta Nacional de Solidariedade, realizada anualmente no Domingo de Ramos, em todas as comunidades católicas do país. Este é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade e forma dois fundos caritativos: o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os quais têm por objetivo promover a sustentação da ação social da Igreja Católica do Brasil.
Dos valores arrecadados na Coleta Nacional de Solidariedade, 60% do total forma o FDS, em cada diocese. Os outros 40% são enviados para a CNBB, formando o FNS, gerido por um conselho gestor. Compõem este conselho o secretário-geral da CNBB, o presidente e o assessor da Comissão para a Ação Sociotransformadora, o ecônomo, o subsecretário adjunto geral, profissionais do Departamento Social, o secretário de Campanhas e um representante dos secretários executivos dos Regionais da CNBB.
Em 2023, a Campanha da Fraternidade 2023 foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com três reuniões realizadas durante o ano, o Conselho Gestor do FNS aprovou 240 projetos, distribuindo R$ 6.577.799,88.
Conheça os projetos apoiados pelo FNS no link (aqui)
No domingo, 24 de março, a Igreja celebra a Solenidade de Ramos, o portal para a entrada da Semana Santa. É nas celebrações deste fim de semana que acontece, nas comunidades eclesiais, missionárias e católicas do Brasil, a Coleta Nacional da Solidariedade. O gesto concreto de oferta da Campanha da Fraternidade passa a compor os fundos diocesanos e nacional da Solidariedade e fortalece o braço da ação social e caritativa das Igrejas particulares do Brasil e da CNBB.
Comments0