ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Editora Ave Maria tem, no Brasil, um destaque especial graças à sua principal publicação, a Bíblia Ave-Maria. Conhecida por ser a pioneira no país voltada ao público católico, a Bíblia Ave-Maria já alcançou milhões de pessoas desde sua publicação e segue sendo, junto aos católicos, a Bíblia mais querida.
Desde sua chegada, mostrou-se sendo uma das bíblias com maior acessibilidade, uma vez que traz em seu texto a simplicidade sem perder a linguagem necessária própria do texto bíblico. Assim, neste mês de setembro, queremos compartilhar com você, querido leitor, querida leitora, por meio desta revista, nossa alegria desse grande apostolado: levar a Palavra de Deus a todas as pessoas por meio da Bíblia Ave-Maria. Como presente, preparamos um conteúdo especial para você aproveitar ainda mais a sua Bíblia.
Queremos refletir também, nesta edição, sobre dois assuntos de grande importância na sociedade atual: a questão da doação de órgãos e o papel da Pastoral Carcerária no Brasil.
Devido principalmente à desinformação, a doação de órgãos em nossas terras é algo que enfrenta tabus, dúvidas e incertezas; na matéria especial que você lerá nas próximas páginas queremos tentar desmistificar um pouco disso e esclarecer algumas dúvidas.
E por que falar sobre a Pastoral Carcerária? Segundo dados apontados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a população carcerária no Brasil nunca esteve tão grande. São milhares de pessoas encarceradas num contexto de país em dificuldades financeiras que tende a destinar um volume de verbas menor ao setor específico, o que, por sua vez, pode diminuir a qualidade de vida dos(as) detentos(as). Aí entra o papel importantíssimo da Pastoral Carcerária, que concretiza o desejo do Mestre Jesus quando diz “Estive preso e foste me visitar” (Mt 25,36).
Enfim, desejamos que você possa aproveitar cada conteúdo da Revista Ave Maria deste mês de setembro e que tudo que for apresentado ajude você a crescer na fé e enquanto pessoa que vive em sociedade. Não se esqueça: durante este mês, os ânimos quanto à política estarão mais acirrados; aparecerão muitos lobos disfarçados de cordeiros para tentar enganar você. Não se deixe enganar. Prepare-se com maturidade e lucidez para escolher, no próximo mês, os candidatos que representarão os seus anseios na política. E tenha em mente que todos os cargos eletivos neste momento são de profunda importância!
Notas Marianas
NOSSA SENHORA DAS DORES
Esta devoção remonta ao século XIII e faz alusão à participação de Maria no mistério da paixão, morte e ressurreição de seu Filho Jesus, simbolizada nos sete punhais cravados no seu coração. Os evangelhos nos relembram estes momentos: Lucas 2,34ss (profecia de Simeão); Mateus 2,13ss (fuga para o Egito); Lucas 2,41ss (perda de Jesus no templo); Lucas 23,26ss (caminho da cruz); Lucas 23, 33ss (crucifixão); João 19,17ss (descida do corpo de Jesus da cruz); Lucas 23,50ss (sepultamento). Bento XIII (1724-1730) foi quem promulgou a sua festa com o título de Nossa Senhora das Dores.
Comments0