ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Durante o mês de setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra um tempo especialmente dedicado à Palavra de Deus.
O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Entretanto, os católicos festejam o Dia da Bíblia no último domingo do mês, desde 1947. Setembro foi escolhido porque no dia 30 celebra-se o dia de São Jerônimo (340-420 dc), um grande biblista que traduziu os livros sagrados dos originais (hebraico e grego) para o latim, num período em que essa era a língua mais falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
Hoje, a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está presente em quase todas as casas. É, também, o mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade. Ela é formada pelas histórias de um povo – o Povo de Deus -, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença d’Ele e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Desde 1971, portanto, cada ano é marcado por um tema ou livro ao estudo do qual os círculos bíblicos se dedicam não só durante o mês de setembro, mas durante todo o ano. Com o tema “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”, o Mês da Bíblia 2016 traz como proposta de estudo o livro do profeta Miqueias, que tem muito a revelar e nos instruir.
Objetivos da data
– Contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia nas Pastorais da igreja;
– Criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação;
– Facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades
A Bíblia e as Novas Tecnologias
Acessar a Bíblia no celular, fazer pesquisas sobre temas bíblicos na internet, participar de fóruns de debate sobre a Sagrada Escritura. Esses são avanços tecnológicos que configuraram novos hábitos e modos de conhecer a Palavra de Deus. A rede e as ferramentas hoje disponíveis criaram um “espaço” propício à propagação do Evangelho.
O documento “Igreja e internet”, do Pontifício Conselho para as Comunicações, afirma que os católicos “não devem ter medo de abrir as portas da comunicação social a Cristo, de tal forma que a sua Boa Nova possa ser ouvida sobre os telhados do mundo”. O documento enfatiza o vasto alcance destes meios e sua popularidade.
Comments0