ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 5 de maio a Venerável Ordem Terceira do Carmo – Esplanada (SP) abriu as festividades pelos seus 425 anos de fundação. No início da tarde os membros desse Sodalício receberam a Imagem Milagrosa de Nossa Senhora, vinda de Mirassol. Na ocasião, houve a recitação do Santo Rosário.
Em seguida houve o deslocamento dos irmãos para a Igreja da Boa morte e logo depois a Ladainha de Nossa Senhora, cantada pelos Monges Beneditinos. Às 16h30 foi realizada uma procissão até a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, com a participação dos Monges Beneditinos, da Ordem Terceira de São Francisco e membros da comunidade Aliança de Misericórdia.
Com a chegada da procissão, às 17h, houve Missa presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., com Vésperas cantadas pelos Monges Beneditinos. Concelebraram os freis Atanael de Almeida Lima e ThiagoBorges.
Em sua homilia, Frei Evaldo falou sobre a história desse Sodalício, destacando que ele foi o primeiro de todo o território nacional e por isso é considerado o “Sodalício Mãe”.
“Com essa semente plantada na precariedade da Vila de São Paulo iniciante, na pobreza e nos desafios da fundação de uma cidade que, 400 anos depois, se tornaria a maior cidade da América do Sul, os primeiros irmãos que vieram de Portugal deixaram o maior dom que poderiam ao Brasil e à São Paulo: o amor à mãe de Deus e nossa mãe”, disse.
Ao final, exortou todos os Irmãos Terceiros a que terem na alma e no coração o vigor dos seus antepassados: “a fé forte que faz dar frutos e germinar; a fé com a seiva da vida, que fez com que essa semente singela e humilde que foi aqui jogada germinasse, e continuasse germinando, ao londo de 400 anos. Essa Ordem Terceira é mãe de todas as demais: as grandes ordens terceiras de Minas Gerais e do interior de São Paulo nasceram dessa”, complementou.
Ouça a homilia completa no canal do “Olhar Jornalístico”
As festividades nesse dia foram encerradas com uma homenagem à Virgem Santíssima e uma confraternização no salão nobre da igreja.
Comments0