ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Várias formas para trabalhar um tema
O material a seguir apresenta diferentes formas de se trabalhar um mesmo tema. O objetivo é ajudar para que, na hora da elaboração de um encontro, você possa lançar mão de diferentes recursos, sem fugir do tema a ser trabalhado.
É bom ter amigos!
Objetivo: Cultivar a amizade entre as crianças, levando-as a perceber o quanto é bom vivermos unidos como irmãos, pois, afinal, foi assim que o Pai do Céu nos fez.
Cantos:
Os cantos apresentados foram colhidos de encontros paroquiais, sendo desconhecidos os seus autores. Vale lembrar o quanto são importantes os gestos e as palmas nos cantos infantis.
Tão bom! Tão bom! / Maravilhoso é / Que os irmãos vivam em união (bis) / Aperte a mão do seu irmão e dê um sorriso pra ele / Aperte a mão do seu irmão e cante esta canção.
Amigo (ou, o nome), / que bom que você veio! / Foi Jesus quem te chamou / e você escutou. / Que bom! Que bom! / Que bom que você veio! (bis)
Hoje é um dia lindo / me sinto contente! (bis) / Levanto e salto / dou meia volta e sento. / Quanto mais andarmos juntos, / amigos seremos (bis) Pois o meu amigo é o seu amigo / e o seu amigo é amigo meu. (bis)
Aperte a mão do amigo mais perto / Aperte a mão pra cantar lá, lá! (2x) Tra-la-la-lá / Dê um abraço no amigo … / Dê um sorriso pro amigo … Bata palmas com o amigo …
Passagens Bíblicas:
Encontro de Jesus com seus primeiros Apóstolos e o desejo dos novos amigos de ficar com Ele.
(Jo 1, 35-42)
O desejo de Jesus de ter as crianças perto de Si como suas amigas e como Ele as toca, abraça e abençoa.
(Mc 10,13-16)
Pedro recebendo a ajuda de Jesus para pescar e dos amigos para carregar a rede.
(Lc 5, 1-7)
Os quatro amigos que se uniram para levar um outro, que estava doente, até Jesus.
(Mc 2, 1-5)
Brincadeiras:
Quem é? Crianças em roda. Pergunta-se para a primeira: Quem está aqui e é (exemplo) magro, moreno, alegre…” Assim que a criança consegue acertar, ganha um brinde para si e outro para dar ao “amigo descoberto”. Todos têm a chance de descobrir um amigo.
Final: “Quem é que está aqui; que tem um grande amor por todos nós; que nos criou para sermos felizes; que sempre nos olha, mesmo que a gente não o pode ver?” (R: Deus!) “Vamos agradecer a Ele porque nós, agora, temos novos amigos?” Repetindo: “Meu Deus / obrigado por nossos novos amigos / Obrigado porque o Senhor é o nosso maior amigo.Amém!”
Comments0