ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
É comum nas reuniões de catequese a utilização, por parte dos catequistas, de atividades recreativas para instruir de maneira mais divertida os catequizandos. Mas e na hora de dividir os alunos em grupo?
A equipe do site Catequese Hoje listou quatro maneiras diferentes de divisão de grupos que podem auxiliar essa tarefa. Confira:
Através de canções: entrega-se a todos os participantes fichas ou papeletas com títulos de canções conhecidas do grupo(podem ser religiosas ou MPB). A uma ordem do coordenador, todos começam a cantar a música sorteada, caminhando em direção a quem sorteou a mesma canção. Também pode-se fazer o mesmo com animais, imitando os sons que eles emitem.
Através de grupos de interesse: O (a) coordenador(a) anuncia a formação de grupos das pessoas em determinado tipo de esporte: futebol, tênis, natação, basquete… Ou ainda, torcedores de determinado time de futebol. Para evitar grupos numerosos, pode-se determinar o número que comportará cada equipe.
Através de “elementos-chave”: Em um grupo, sempre há determinados participantes que se destacam pela liderança, pelos talentos ou por melhor conhecerem determinado assunto, tendo uma visível ascendência sobre o restante do grupo. Para evitar que os grupos fiquem desiguais ou ocorra o atrito entre lideranças, convidam-se estas pessoas para que cada uma delas, por sorteio, escolha seus companheiros de equipe, ficando responsáveis pela mesma.
Através de figuras: Todos os participantes recebem figuras geométricas. As figuras se repetem na quantidade de componentes que cada grupo deve ter. Depois, juntam-se os quadrados, os triângulos, os círculos etc. O mesmo se pode fazer com desenhos de frutas, flores e outros elementos.
Comments0