ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Conselho das Igrejas do Oriente Médio (Mecc) publicou em árabe a “Guia para a Celebração” do Tempo da Criação 2021 que se realizará de 1º de setembro a 4 de outubro. O objetivo é permitir que aqueles que querem aderir e aos cristãos do Oriente Médio uma participação mais ativa. Este ano o tema da iniciativa, que começou em 1989 e com a qual “a família cristã celebra o bom dom da criação”, é “Uma casa para todos? Renovar o Oikos de Deus”.
“A família cristã se reúne para esta celebração mundial de oração e ação para proteger nossa casa comum, lê-se na introdução do Comitê diretivo do Tempo da Criação, do qual o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral é membro. Como seguidores de Cristo em todo o mundo, compartilhamos o papel comum de sermos custódios da criação de Deus”.
Os líderes religiosos do Comitê diretivo do Tempo da Criação explicam que trabalhar juntos pode desenvolver “uma nova maneira de ver a Escritura, a vida e a Terra” no Oikos de Deus e fazer “adquirir sabedoria dos incontáveis irmãos e irmãs que ajudam todos a renovar nosso mundo como uma amada comunidade mundial interconectada e interdependente”. Mas advertem que o Oikos, a “casa para todos”, “está agora em perigo por causa da ganância, exploração, desrespeito, desconexão e degradação sistemática”, que “toda a criação ainda está gritando” e que “hoje apenas fragmentos da consciência humana reconhecem que Deus age para restaurar e curar a Terra”.
“Nossa fundamental interconexão foi, na melhor das hipóteses, esquecida e, na pior, deliberadamente negada”, acrescentam os líderes religiosos. É nossa esperança e oração que possamos mais uma vez nos tornar esta amada comunidade de discipulado intencional. Ao apresentar a guia em árabe para o Tempo da Criação, o Mecc especifica que os textos da guia são uma ajuda para conhecer mais sobre a iniciativa ecumênica e planejar a celebração, e que recursos adicionais, incluindo webinars e encontros de oração, estão online.
FONTE: VATICAN NEWS
Comments0