Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Bíblia
18/05/2011

Um gesto de amor

0
0

Uma grande lição de amor é o que contém a história de hoje contada por Jesus. Mas preste atenção: outros ensinamentos interessantes vão aparecer ao longo dessa história.

Jesus era tão sabido! Imagine que ele aproveitava todos os acontecimentos para ensinar alguma lição a seus amigos!.Na historinha de hoje não é diferente. Uma mulher considerada pecadora pública, porque vivia com vários homens por dinheiro, procura o Mestre para demonstrar-lhe seu amor e gratidão. E Jesus aproveita desse fato para contar aos seus ouvintes a parábola dos dois devedores.

Você a encontra na Bíblia, no evangelho de São Lucas, capítulo 7, versículos de 36 a 50. Antes de lê-la, porém, vamos voltar ao tempo de Jesus. E importante conhecer alguns costumes daquela época para entender as lições de hoje. No tempo em que Jesus contou esta parábola, a maioria das pessoas tomava as refeições na única sala que existia em suas casas. Mas os ricos construíam uma sala especial para isso. Ao redor da mesa ficavam espalhados grandes sofás, onde as pessoas comiam quase deitadas, ou seja, reclinadas sobre o sofá.

As estradas e ruas não eram calçadas nem asfaltadas. Viajava-se a pé ou a cavalo, pois não havia carros, ônibus, trem ou avião.

Por isso os hóspedes, ao chegarem às casas, tiravam as sandálias. Depois dos cumprimentos costumeiros e como sinal de hospitalidade, os empregados lavavam-lhes os pés empoeirados. O dono da casa os beijava, no rosto, demonstrando assim sua gratidão pela visita recebida.

Sinal de hospitalidade, também, era passar um pouco de óleo na cabeça de cada convidado a uma festa.

Esse gesto chamava-se unção. Geralmente, o óleo de oliva usado para a unção era misturado a um perfume bem cheiroso.

Outro costume curioso era o de os homens comerem em lugares separados das mulheres, e as mulheres terem sempre a cabeça coberta perto deles. Mostrar os cabelos diante dos homens era vergonhoso para as mulheres.

Agora que já sabemos uma porção de coisas interessantes, vamos ler juntos a parábola de hoje?

Fonte: Catequisar

gesto de amor
0
0
Publicado por: admin

Previous

O bom samaritano

Next

Bíblia

Leia mais

ArtigosCampanha da Fraternidade
20/01/2021

EDIÇÕES CNBB OFERECE PÁGINA COM AULAS E MATERIAIS DA CFE 2021

0
0
Artigos
05/01/2024

Oração Contemplativa na Ordem do Carmo

0
0
Artigos
16/10/2023

Frei Juliano Luiz da Silva, O.Carm, compartilhou com o Vatican News suas impressões sobre a nova Exortação apostólica do Papa Francisco

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede