ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Aos catequistas, o portal da Revista Sou Catequista traz nesta segunda-feira (23) um texto de Rachel Abdalla, que sugere a apresentação da Bíblia às crianças, discorrendo sobre a importância e grandiosidade deste ato de fé e educação. Acompanhe:
Uma boa leitura, assim como todos os hábitos, precisa ser cultivada, pois só traz riquezas para a vida! Por isso, as crianças precisam ter este costume, tanto para a distração e a cultura, como para a formação e a aprendizagem.
A literatura é parte integrante da formação completa do ser humano. Nela, busca-se o equilíbrio entre o desenvolvimento da inteligência e a afetividade, entre a ação e a emoção, entre o útil e o agradável e, além do mais, os livros infantis remetem os pequeninos à instrução, ao sonho, às fantasias e às crenças também.
A Bíblia é um Livro que conta histórias de pessoas de fé, que confiam em Deus, têm esperança, amor e coragem, que fazem conquistas e lutam por seus ideais. Nela está a Palavra de Deus, Jesus Cristo! E ela pode chegar às mãos das crianças nas versões infantis, que contém uma linguagem apropriada e com ilustrações, permitindo uma maior interação e inserção na história. Lemos na Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II, que ‘Deus invisível fala aos seus filhos, conversa com os homens como amigos e convive com eles, e é na Bíblia que encontramos as Suas Palavras e conhecemos a Sua ação e participação, através de Jesus, junto aos homens.
As crianças, ao serem introduzidas no hábito da leitura bíblica, tornam-se mais íntimas da Palavra de Deus e dos Seus ensinamentos. As barreiras que existem, ainda hoje, com relação à leitura da Bíblia, por muitas pessoas, são pertinentes devido ao fato de elas não terem sido apresentadas a este tesouro desde pequeninas, facilitando o entendimento da História da Salvação e conhecendo a presença de Deus no mundo na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo.
Quando contamos histórias da Bíblia às crianças, elas se conectam com o transcendente de modo lúdico e adentram no contexto da evangelização de modo imaginário. Assim podemos estar plantando a semente da fé! Assim, a fé pode nascer e crescer a partir da experiência vivida na infância, através da sensibilidade da voz e da pessoa que conta a história, transmitindo confiança e seriedade na expressão, na emoção e na entonação da fala e dos gestos.
Na Bíblia está escrito, no Evangelho de Marcos 10,14, que Jesus diz aos seus discípulos: “Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais…”, por isso, precisamos ler a Bíblia para as crianças, pois assim estamos levando-as até Jesus, o Verbo de Deus que se fez Homem para estar entre nós e acolher os pequeninos em todas as suas condições.
A Lectio Divina ou ‘leitura orante da Bíblia’ traz os ensinamentos de Jesus para a vida, provoca um despertar para o ‘Bem Maior’, incita o amor entre as pessoas, compromete o cristão na sua missão de discípulo, e pode ser feita em todas as idades.
O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial, de recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que, na leitura se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança e abertura do coração”.
A Bíblia é um livro especial para os pequeninos também! Nela, encontrarão o Amigo Jesus que estará presente durante toda a vida deles, amando-os e conduzindo seus passos pelo único e melhor Caminho.
Pais e catequistas, não deixem o tempo passar sem dedicar-se à leitura da Bíblia às suas crianças. Essas histórias ficarão gravadas para o resto da vida no coração delas!
Comments0