Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
02/01/2023

UM NOVO ANO, UMA PORTA ABERTA PARA NOVAS OPORTUNIDADES

0
0

Mais um ano se inicia e nossa responsabilidade com a catequese bate à porta. Temos muitas preocupações e muitos projetos, muitas atividades e muito por aprender; teremos, neste novo ano, infinitas oportunidades para avançar na direção do amadurecimento humano e cristão. Busquemos crescer no conhecimento e na prática catequética com inspiração, motivação, alegria e determinação. 

Inseridos na vida de nossa comunidade, daremos testemunho de comunhão, de participação e de missão, no espírito do Tempo Sinodal (2021-2023) proposto pelo Papa Francisco. Trata-se de uma caminhada de escuta, discernimento, partilha e criatividade, em busca de autenticidade e de profunda conversão para que, na Igreja e com a Igreja, caminhemos juntos.

Uma comunidade sinodal, de fé e de esperança, conta com a preciosa colaboração de todos os ministros ordenados e fiéis leigos e leigas, sobretudo de catequistas preparados e comprometidos com a história e com a vida que acontece dentro e fora das salas e dos muros da igreja. Somos todos chamados a construir comunhão, pois somos povo da unidade, como quer Jesus Cristo (cf. Jo 15,5).

Temos grande responsabilidade na construção da comunidade, casa da Palavra e da iniciação à vida cristã, na qual cada pessoa que chega merece ser bem acolhida e acompanhada. Como bem sabemos, a catequese tem a missão de acolher, educar na fé e acompanhar no caminho do discipulado. Somos chamados e reconhecidos pela Igreja como sujeitos no “processo dinâmico e abrangente de educação da fé” (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Catequese renovada, 281). A Igreja confia e reconhece o empenho de incansáveis catequistas que anunciam a Boa-Nova de Jesus Cristo com competência, inteligência e muita dedicação em todas as iniciativas para evangelizar. 

Certa vez, Jesus falou e impressionou a multidão com sua doutrina, ou seja, com seu conhecimento e sua capacidade de falar ao povo. Sua catequese é uma grande inspiração para os catequistas de hoje: “‘Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína’. Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina. Com efeito, Ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas” (Mt 7,24-29).

Ele deixa, com suas palavras, um grande ensinamento: escutar a Palavra de Deus é fundamental para a catequese. Ouvir suas palavras e colocá-las em prática é o caminho na hora de:

  • refletir;
  • avaliar;
  • recomeçar;
  • planejar;
  • realizar. 

O ano de 2023 será de grandes realizações para a catequese: o Sínodo dos Bispos, por uma Igreja sinodal, como convite ao esforço coletivo e à busca de aprendermos a “caminhar juntos”; a celebração dos quarenta anos da publicação do Documento 26, Catequese renovada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com a motivação de repensar a catequese a serviço da iniciação à vida cristã, numa comunidade catequizadora e promotora da interação fé e vida; o 3º Ano Vocacional do Brasil: abrace com coragem a sua vocação cristã na vida da Igreja para que todos os cristãos mantenham o coração ardente, os pés a caminho e o olhar atencioso para todas as vocações. 

Vamos caminhar, de mãos dadas, com a Igreja, que nos faz estes três convites tão especiais: 

  • Caminharmos juntos, para fazermos a experiência de fé em meio a tantos desafios internos e externos que enfrentamos hoje em dia;
  • Despertar a comunidade para uma catequese que seja um itinerário e não apenas um conjunto de instruções; 
  • Promover a cultura vocacional nas comunidades, nas famílias e na sociedade. 

Queridos catequistas, vamos refletir sobre todos esses eventos que nos colocam de frente com a vida de nossa comunidade e nos interpelam, chamando à conversão. À luz da Palavra de Deus, caminhemos com passos firmes e rápidos, sem perdermos a sensibilidade e o foco. Levemos como bagagem, para esse novo ano, um pouco mais de simplicidade, solidariedade, disponibilidade para o serviço e para a escuta silenciosa e ativa na catequese. 

O escritor Rubem Alves, em seu livro O amor que acende a Lua, publicado em 1999 pela Editora Papirus, fala de um silêncio acolhedor: “A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta”. Esse silêncio nos coloca em comunhão com a pessoa que acolhemos.

Sejamos mensageiros de boas novas, irmãos e irmãs na fé de todos que estão à procura do Senhor; que nossa presença solidária e nossa escuta ativa nos conectem com o mundo e com as pessoas, aprimorando nossa habilidade de decodificar o significado dos anseios, das palavras e das atitudes de nossos catequizandos e famílias. 

Caminhemos juntos!

Catequese
0
0
Publicado por: admin

Previous

COMO SURGIRAM OS QUATRO SÍMBOLOS DOS EVANGELISTAS?

Next

VIVENDO UM ANO NOVO COM O PAPA FRANCISCO

Leia mais

Artigos
30/06/2023

SANTA MARIA MADALENA, A “APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS”

0
0
Catequese
26/07/2018

Saiba mais sobre a Semana do Catequista

0
0
Artigos
12/04/2024

Papa: diante do vício da preguiça, é preciso manter acesas as “brasas da fé”

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede