ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” (Lc 14,33)
Normalmente, uma criança ainda não sabe o que vai fazer no futuro, mas, uma coisa é certa: se vivermos com fidelidade a fé que conduz ao amor e vivermos o amor recíproco, isso vai nos ajudar a saber também o que devemos fazer. Formar uma família? Consagrar a vida a Deus para dedicar-se mais às pessoas? Dedicar seu tempo e sua vida a estudo, serviços e obras sociais, especializar-se em algum trabalho? As opções são várias. Independente disso, se você escolher viver unido com Jesus vai entender qual é a vontade de Deus a seu respeito, vai viver uma vida para amar e por amor, sem interesse apenas em formação, títulos, cargos, funções e outras atrações. Uma vida renovada pelo mandamento novo torna Jesus, nosso Mestre, presente entre nós e vamos aprender com Ele o caminho a seguir para estar na verdade e viver a vida em plenitude.
É preciso seguir Jesus de verdade. Se o seguimos isso vai mudando aos poucos, mas de maneira verdadeira, a vida da sociedade.
O que fazer para que isso aconteça?
Se prestarmos bem atenção, vamos perceber que o mundo em que vivemos está doente. Sua doença se chama egoísmo, comodismo, injustiça, pecado. É preciso ajudar a curar o mundo.
Se observarmos bem, vamos ver que em todas as épocas o que mudou o mundo foram as ideias e os exemplos, então, podemos com novas ideias e bons exemplos ajudar o mundo a ser melhor. Por exemplo: liberte-se de todos os bens supérfluos que tem, como roupas, bolsas, sapatos, livros, brinquedos, alimentos, objetos, enfeites, coisas que não são necessárias. Recolha tudo isso e leve à sua comunidade ou a alguma instituição séria e autêntica. Junte todas as coisas e procure conservá-las bem, arrumando o que for preciso para que tudo fique bem apresentável.
Desapegue-se de tudo com generosidade e em seguida coloque à disposição de quem mais precisa. Aos poucos você vai aprendendo sempre mais como fazer bem isso. O mundo verá o exemplo e aprenderá muito.
As pessoas têm necessidade de ver os fatos, que são a maneira mais verdadeira de expressar o nosso amor, assim como Jesus fez.
Muitos séculos atrás, Jesus tinha ensinado isso: “Qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). Essa é a primeira decisão para segui-lo.
Todos nós corremos o risco de ser influenciados por ideologias diversas e, assim, vermos o mundo não com sabedoria, mas de maneira limitada, deturpada e que desvirtua o sentido da vida.
Se aprendermos a amar com Jesus, por Jesus, vamos reconhecer o verdadeiro sentido da vida, assim, nossas atitudes vão expressar a sabedoria de viver e nos dar coragem para enfrentar os desafios em todas as suas expressões.
Sempre ouvimos falar de notícias ruins, não é? Conflitos, violência, guerras que entristecem o mundo. Talvez em algum lugar, agora, alguém que deseja seguir Jesus e faz isso com muito empenho esteja em perigo de morte devido a tanta maldade no mundo.
Parece até que a paz é impossível e a gente nunca vai conseguir atingir esse objetivo. O que fazer diante disso? É preciso não perder a coragem e a esperança; pelo contrário, é momento de se dedicar com muito amor, afinal, não é uma fantasia quando falamos que o mundo pode ser melhor.
Comments0