ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Esses casos costumam não apresentar sintomas e provocam apenas desconforto estético em seus portadores.
Elas se formam quando o sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que, por sua vez, levam esse sangue para todas as partes de nosso corpo. Todas as células de nosso organismo são nutridas por esse sangue. Já as veias têm como função drenar o sangue de volta para o coração. Esse caminho que o sangue percorre desde a sua saída do coração pelas artérias até o seu retorno pelas veias para o coração recebe o nome de circulação. O sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias, mas precisa desenvolver esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. Essa tarefa de retorno venoso é executada pelas veias por meio de válvulas venosas que direcionam o sangue para cima. Na pessoa normal, a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para não permitir que o sangue retorne. Essa atividade se torna mais fácil quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, vários fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento dessas válvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Elas começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí, o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isso provoca mais dilatação e mais refluxo. Essa dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.
SINTOMAS
Na grande maioria das vezes, a queixa principal é a estética: na posição em pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes:
COMPLICAÇÕES
Quando não tratadas de forma correta, as varizes podem progredir e desenvolver severas complicações. Entre elas podemos citar:
TRATAMENTO
Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas. Quando essas medidas de precaução não são suficientes, o seu médico poderá indicar um ou vários dos tratamentos abaixo:
PREVENÇÃO
O principal fator de risco para ter varizes é a presença dessa doença na família, a hereditariedade. Veja agora outros fatores que contribuem para favorecer o aparecimento das varizes ou agravar aquelas de quem já as tem:
IMPORTANTE: somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações apresentadas possuem apenas caráter educativo.
Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, regional do Rio de Janeiro (RJ).
Comments0