ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No sábado Santo (8) ocorreu a Vigília Pascal em toda a Igreja Católica. A tradição é conhecida como a “Mãe de todas as Vigílias”, por ser a maior celebração litúrgica com cerca de 4 horas de duração. Já no domingo (9), as celebrações de Páscoa foram realizadas em todas as paróquias da Província Carmelitana Fluminense de acordo com a programação de cada uma.
Entenda: A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, o ato litúrgico chega a ser concluído em quase 4 horas de celebração. É nesta celebração que é feito o Anúncio de Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor. E é devolvido aos sacrários das Igrejas do mundo inteiro as hóstias consagradas, recordando que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua ressurreição, está de volta em nosso meio.
A Páscoa é o centro do calendário litúrgico para a Igreja Católica, todas as celebrações do ano são voltadas e agendadas a partir da data desta festa, que celebra o Memorial da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comments0