ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Ao celebrarmos a grande festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e do povo brasileiro, somos todos convidados a renovar a nossa devoção filial e confiante a Nossa Senhora. Maria é uma presença materna na vida da Igreja e de toda a humanidade. Por isso, nós a homenageamos com amor e gratidão.
Ao olharmos para Nossa Senhora, lembramos que ela aponta para Jesus e Ele mostra-nos Maria. Ela pediu e nos ensinou: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Jesus, do Alto da Cruz, antes de dar o suspiro final nos deu mais um grande presente: “Eis aí tua mãe” (Jo 19, 27). Nos Evangelhos, nas Celebrações e na história, sempre percebemos Jesus e Maria muito próximos. E esta proximidade nos impulsiona a adorarmos Jesus em espírito e verdade e a confiarmos na intercessão constante de Maria junto a Deus por todos nós.
Maria não tira Jesus do centro. Ela nos conduz ao Senhor e nos ensina como segui-Lo e como fazer a vontade do Pai. Ao a homenagearmos com vivas, cânticos, orações, palmas e flores, nós reconhecemos nela um modelo a ser imitado. Ela é modelo de solicitude, de disponibilidade e serviço. A Santíssima Virgem disse sim a Deus, acolhendo plenamente a Missão que Ele confiou a Ela. Por isso, Ela se tornou serva de Deus e dos irmãos.
As celebrações e festas marianas dão um “toque especial” na vida da Igreja e na nossa caminhada de cada dia. Onde se cultiva a devoção a Nossa Senhora, sempre existe vida, dinamismo e criatividade. Maria nos ensina a sairmos na direção ao irmão que precisa da nossa ajuda. Ela nos ensina a caminharmos pelas “regiões montanhosas” da vida com passos firmes e seguros (cf. Lc 1, 39-56).
Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus pela nossa Pátria, pela nossa gente! Intercedei junto a Jesus para que o povo d’Ele consiga dizer não aos falsos profetas e aos ídolos da modernidade. Nossa Senhora, rogai a Deus por nós, que recorremos a vós.
Hoje e sempre, digamos: Viva Nossa Senhora Aparecida!
Comments0