ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Depois de passadas as alegrias e festas do Natal e ano novo, entramos no Tempo da Quaresma com uma proposta de vivência profunda e radical da espiritualidade cristã. Entre os muitos materiais que servem de suporte, a Editora Ave-Maria oferece o livro Vivenciando a Quaresma com Santo Antônio Maria Claret, com a organização do Padre Brás Lorenzetti e Gabriel Coutinho Filho.
Santo Antônio Maria Claret (1807-1870), arcebispo de Santiago de Cuba (1850-1856), onde sofreu um atentado em 1856, foi fundador da Congregação dos Missionários Claretianos em 1849. Participou do Concílio Vaticano I (1869 a 1870), por onze anos foi confessor da rainha Isabel II da Espanha, empreendedor na área da pastoral social, incansável na evangelização, profundamente orante e desejoso de sempre fazer, em tudo, a vontade de Deus. Sua profunda espiritualidade cristológico-mariana sempre foi direcionada à missão; perseguido e caluniado, morreu no exílio, em Fontfroid, Narbona, na França, no dia 24 de outubro de 1870.
Uma das características de Claret é a escrita como forma de apostolado e por missão divina (Autobiografia, 678). Fruto de uma mente em constante oração, Claret se propõe a não perder tempo e a escrita passa a ser uma das suas ocupações preferidas. Seus escritos possuem grande abrangência: desde livros e opúsculos sobre espiritualidade, teologia, moral cristã até sobre as lidas do campo. Na maioria deles, Claret sempre foi um homem prático e direto, visando à formação e ao crescimento espiritual dos seus leitores.
Vivenciando a Quaresma com Santo Antônio Maria Claret é um texto com toda a sensibilidade e o afeto de Claret ao analisar a trajetória de Jesus nos últimos momentos de sua vida terrena, antes de doar a vida para a nossa salvação.
O livro apresenta várias possibilidades de oração e reflexão a cada dia do Tempo da Quaresma: um mês de orações, uma reflexão sobre as “sete palavras”, meditações para uma semana, reflexões para três dias (tríduo), via-sacra e reflexões sobre as sete dores de Nossa Senhora. Todo esse material pode ser usado individualmente, em família ou até em comunidade; pode ser usado na sua totalidade ou em partes, de acordo com a necessidade de cada um ou de cada lugar.
Que bom entrar em contato com os escritos de um grande santo, colocado pela Igreja como modelo de seguimento. Que a leitura, a reflexão e a oração sejam de grande proveito para o crescimento espiritual!
Comments0